A governadora do Rio Grande do Norte, Fátima Bezerra (PT), toma posse como presidente do Consórcio Nordeste na quarta-feira (31). O evento marca a primeira liderança feminina desde a criação do grupo em 2019. A prioridades da nova gestão serão a de impulsionar o Programa de Aceleração do Crescimento (PAC).
Fátima Bezerra foi eleita por unanimidade em dezembro de 2023, durante uma cerimônia realizada em Recife. Além das obras de infraestrutura, a governadora enfatizou o interesse nas energias renováveis, com ênfase na expansão das linhas de transmissão para a cadeia offshore.
“Nossa prioridade agora em 2024 vai ser acelerar o PAC. Só para o Nordeste está destinada uma carteira da ordem de R$ 700 bilhões. Porque nós estamos falando de investimento de estradas, a infraestrutura viária, com duplicação de estradas do Rio Grande do Norte a todos os estados que compõem o Nordeste, nós estamos falando de investimentos na área da segurança hídrica, consolidar o São Francisco, [isso é] fundamental”, disse ela, à epoca da eleição.
A governadora também vai lançar, ainda durante a posse, o Comitê Científico de Emergências Climáticas. Os representantes das nove unidades federativas do Nordeste vão analisar os impactos dos eventos atmosféricos extremos, além disso compartilhar e alinhar ações para enfrentar os efeitos da seca e para melhorar o saneamento básico e o abastecimento d’água.
O Consórcio Nordeste, criado em 2019, serve como instrumento jurídico, político e econômico de integração dos nove estados da região. Seu objetivo principal é atrair investimentos, alavancar projetos, realizar compras conjuntas e implementar políticas públicas de interesse coletivo, inclusive em nível internacional.