O ministro da do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (MDA), Paulo Teixeira, e a governadora Fátima Bezerra (PT), inauguraram nesta sexta-feira, 2, o Centro de Testagem de Máquinas Agrícolas no município de Apodi, distante 78 quilômetros de Mossoró, na região Oeste do Rio Grande do Norte.
A iniciativa é parte da parceria Brasil-China dentro do processo de mecanização da agricultura familiar. Além dos equipamentos doados por empresas chinesas, o processo envolveu seminários e capacitações voltadas para a modernização da produção rural.
O centro de testagem foi criado a partir de uma parceria entre Governo do Estado, Consórcio Nordeste, Universidade Agrícola da China (UAC), Instituto Internacional Para Cooperação Popular (IAPC – BAOBAB) e indústrias chinesas. A ação objetiva promover o avanço da agricultura familiar e, por consequência, garantir qualidade de vida ao trabalhador rural.
O centro de testagem, na comunidade de Baixa Fechada, vai receber mais de 30 máquinas. Os equipamentos serão utilizados por pequenos produtores agrícolas pelo período mínimo de um ano. A iniciativa deve beneficiar cerca de 150 famílias.
Além do ministro Paulo Teixeira e da governadora Fátima, a programação contou com a presença de uma comitiva chinesa, formada por pesquisadores e empresários da área de implementos agrícolas. A comitiva está visitando cidades potiguares desde o último dia 25.
A visita busca aprofundar a cooperação entre os dois países no campo da ciência e tecnologia da mecanização da agricultura familiar e promover intercâmbio tecnológico e produtivo com o Brasil. Uma das metas da parceria é aumentar a produção potiguar de milho e arroz em pelo menos 20%.
“Essa experiência Brasil-China, com iniciada do Consórcio Nordeste, é de suma importância para avançar na mecanização da agricultura familiar. O governo do presidente Lula vai garantir todas as condições necessárias para fortalecer esse processo”, afirmou Paulo Teixeira.
Para a governadora Fátima, a parceria Brasil-China trouxe uma nova realidade para o fortalecimento da agricultura familiar. Segundo ela, a mecanização da produção no campo dará um salto de qualidade e garantirá o fortalecimento das famílias de produtores rurais.
Ministro conhecerá o Projeto de Assentamento da Maísa
A agenda do ministro Paulo Teixeira e da governadora Fátima Bezerra segue hoje em Mossoró. Os dois visitarão o maior assentamento rural do Rio Grande do Norte, o Projeto de Assentamento Maisa, que fica na antiga fazendo de produção de frutas, na zona rural da cidade.
A agenda terá ainda visita à produção da Agrovila Pomar, onde será possível ver de perto os resultados da produtividade agrícola dos assentamentos da região.
Em seguida, a governadora Fátima fará uma visita à sede da Agrícola Famosa, maior produtora e exportadora de frutas in natura do Brasil.
Antes de concluir a agenda de dois dias na região de Mossoró, o ministro Paulo Teixeira concederá entrevista coletiva aos jornalistas.