A governadora Fátima Bezerra anunciou nesta quinta-feira (29), em Portugal, durante a Bolsa de Turismo de Lisboa (BTL), as datas do Fórum de Geoparques dos países de língua portuguesa, que será sediado este ano no Rio Grande do Norte. O evento está agendado para ocorrer no Seridó Geoparque Mundial da Unesco, em Currais Novos, entre os dias 25 a 28 de junho.
A conferência vai permitir o intercâmbio e troca de experiências entre os gestores dos 10 Geoparques Mundiais da Unesco de Língua Portuguesa. Atualmente, são cinco em Portugal e outros cinco no Brasil, incluindo o Geoparque Seridó.
“Estamos ansiosos para receber os integrantes das unidades de conservação de Portugal e dos países da Língua Portuguesa em junho, na cidade de Currais Novos. Vamos apresentar as belezas do Brasil e do Rio Grande do Norte, começando pela diversidade do nosso povo e da natureza, além da cultura, gastronomia e música”, disse a governadora.
O Seridó Geoparque recebeu o reconhecimento pela Unesco como um território de relevância geológica internacional em abril de 2022, passando a integrar oficialmente o Programa Internacional de Geociências e Geoparques.
A unidade de conservação abrange uma área de 2,8 mil quilômetros quadrados no semiárido do nordeste brasileiro, ocupando territórios em seis municípios do Seridó: Acari, Carnaúba dos Dantas, Cerro Corá, Currais Novos, Lagoa Nova e Parelhas.
Segundo Marcos Nascimento, o Geoparque Seridó compreende uma região com 110 mil habitantes. Ele ressalta que o objetivo da unidade é garantir a preservação ambiental e o desenvolvimento sustentável com o turismo. “Temos um trabalho pautado na preservação do patrimônio geológico de relevância internacional. Unimos a biodiversidade de um bioma unicamente genuinamente brasileiro, a caatinga, ao patrimônio cultural de um povo, o povo do Seridó”, destacou.
Marcelo Freixo, presidente da Embratur, destaca o potencial do turismo como gerador de emprego e renda no século 21. O Geoparque dos Países de Língua Portuguesa é defendido como um impulso ao turismo responsável e sustentável.
“O Brasil é o principal destino de ecoturismo do mundo. O turismo pode ser o grande gerador de emprego e renda no século 21, e um motor de desenvolvimento compatível com os desafios que o mundo coloca”, disse o presidente da Embratur.
Ele anunciou que estará na abertura do Fórum dos Geoparques dos países de língua portuguesa. “É um compromisso que assumi e quero agradecer suas palavras em relação à forte presença do Brasil na BTL”, detalhou.
Também participaram da solenidade de anúncio do Fórum de Geoparques o embaixador do Brasil em Portugal, Raimundo Carreiro, além de Olypio Faissol e Beatriz Goes, representantes do setor de promoção comercial da embaixada. Também estavam presentes Solange Portela, secretária de Turismo do RN; Guia Dantas, assessora Especial de Governo; Marcos Nascimento, coordenador Científico do Geoparque Seridó e professor do Departamento de Geologia da UFRN; Janaina Medeiros, diretora executiva do Consórcio do Geoparque; parlamentares da Assembleia Legislativa do RN, além de representantes dos municípios Natal, Tibau do Sul, São Miguel do Gostoso, Extremoz e Santa Cruz e representantes dos geoparques de Portugal e do Brasil.
Geoparques Mundiais da UNESCO no Brasil
Novos frequências aéreas para o RN
Em uma das agendas do dia, a governadora Fátima Bezerra esteve com Carlos Antunes, diretor da TAP para o Brasil e América do Sul. Em novembro, início da alta temporada turística no Rio Grande do Norte, a companhia passou a ter voos diários Natal-Lisboa.
No encontro com a governadora, Antunes garantiu que a frequência dos voos diários será mantida e que em maio haverá um evento em Natal para celebrar os 25 anos de operação desse voo.
“Estamos trabalhando para que a TAP seja, cada vez mais, a companhia aérea internacional do Rio Grande do Norte”, afirmou Carlos Antunes.
Portugal é o principal mercado emissor de turistas europeus, e tem o maior número de voos internacionais para o Estado. De acordo com os dados do Sistema de Inteligência do Turismo do Rio Grande do Norte (Sírio), em média, o gasto individual diário do turista português fica em torno de R$ 462,50 com hospedagem, que dura cerca de 17 noites, em chalés, casa de familiares, hotéis e resorts. Os destinos mais procurados por eles são Pipa, Jenipabu e Natal.
“É importante nossa presença na feira de Lisboa, pelo o que significa essa porta de entrada para fomentar o turismo internacional, especialmente o europeu, no Rio Grande do Norte. E a TAP tem um papel importante nisso”, disse a governadora.
No encontro, a governadora estava acompanhada de Ricardo Gesse, executivo da Zurich Airport International, empresa que assumiu recentemente a administração do Aeroporto Internacional da Grande Natal; do presidente da Federação do Comércio do Rio Grande do Norte (Fecomércio), Marcelo Queiroz, e da secretária de Turismo do RN, Solange Portela.