noticias207 Seja bem vindo ao nosso site Eugênio Freitas!

RIO GRANDE DO NORTE

Governo do RN aposta em parcerias com empresas eólicas

Em agenda com novo CEO da AES Brasil, governadora destaca necessidade de investimentos sociais e na infraestrutura das estradas

Publicada em 17/03/24 às 07:36h

Eugênio Freitas


Compartilhe
Compartilhar a noticia Governo do RN aposta em parcerias com empresas eólicas  Compartilhar a noticia Governo do RN aposta em parcerias com empresas eólicas  Compartilhar a noticia Governo do RN aposta em parcerias com empresas eólicas

Link da Notícia:

Governo do RN aposta em parcerias com empresas eólicas
 (Foto: Governadora destacou a necessidade da ampliação da parceria com a iniciativa privada nas áreas ambiental, social e de infraestrutura - Foto: Sandro Menezes)

FONTE: ASSECOM-RN


Durante a apresentação do CEO da empresa AES Brasil, Rogério Pereira Jorge, realizada na Governadoria do Estado nessa quarta-feira (13), a governadora Fátima Bezerra destacou a necessidade da ampliação da parceria com a iniciativa privada nas áreas ambiental e social e infraestrutura das estradas nos investimentos para utilização de energias renováveis no RN.

A AES Brasil tem atualmente dois complexos eólicos em operação: Salinas, na região do município de Areia Branca; e Ventus, na região de Galinhos e Macau; além do Cajuína, na região do Sertão Central do Cabugi, entre os municípios de Lajes, Angicos, Fernando Pedroza e Pedro Avelino, que poderá atingir a geração total de 1,4GW.

Os executivos da AES apresentaram um painel dos investimentos realizados no Estado que exibem dados sobre geração de energia capacidade instalada, posicionamento no mercado e qualificação como empresa neutra em carbono desde o início das operações.

Áreas sensíveis

A governadora destacou a presença da empresa como uma das principais geradoras de energia eólica do Rio Grande do Norte, mas assinalou que a parceria com o Governo do Estado deve se ampliar para áreas sensíveis que beneficiem à população norte-rio-grandense.

“Devemos estreitar cada vez esse diálogo com as empresas para combinar,  com total senso de responsabilidade, investimentos nas energias renováveis com pautas social, ambiental e na infraestrutura das nossas estradas. O Nordeste tem um imenso potencial nessa área, mas temos um imenso desafio à frente para realizarmos um debate com equilíbrio para avançarmos nessas compensações”, ressaltou Fátima Bezerra, exemplificando o caso de comunidades do interior que necessitam de água como elemento básico de sobrevivência.

Sentimento de pertencimento

Fátima Bezerra citou o projeto do sistema de dessalinização de água com tecnologia no Brasil para comunidades indígenas em João Câmara, no sertão do Rio Grande do Norte, parceria realizada entre o Governo do Estado e a CPFL Renováveis e a State Grid, que beneficia três mil moradores das comunidades Amarelão, Serrote de São Bento e Santa Terezinha.  “Isso é um grande legado e um sentimento de pertencimento inestimável dessa população.

Durante o encontro, a governadora assinalou também o papel fundamental desempenhado pelos órgãos do Governo do Estado envolvidos nas agendas de energia renovável, bem como o compromisso dos agentes públicos que realizam a gestão das pastas. “Reconhecemos o preparo e a qualificação profissional dos nossos técnicos da Secretária de Desenvolvimento Econômico e Idema que nos oferecem um suporte técnico inestimável”, citou a governadora.

Pesquisa e desenvolvimento

Presente à agenda, o coordenador de Desenvolvimento Econômico Energético da Sedec, Hugo Fonseca  destacou a posição da AES Brasil como uma das cinco maiores empresas  no setor de geração de energia no RN.  “Com os números que ela apresenta hoje ela será a primeira ao final do ciclo de finalização de todas as obras.

O coordenador frisou que a empresa apresenta características inovadoras como o investimento social, com o apoio às mulheres para atuar na recuperação dos parques eólicos, e a inserção de novas fontes. “Gostaríamos muito de uma parceria na área de pesquisa e desenvolvimento para a diversificar nossa matriz energética que está em plena fase de transição’, Friso Hugo Macedo.

Participaram também do encontro, o secretário-adjunto do Gabinete Civil, Ivanilson Maia; a secretária-executiva da Fazenda, Jane Araújo; o secretário de infraestrutura, Gustavo Rosado; o secretário de Comunicação Daniel Cabral; o diretor do Idema, Werner Farkatt, além dos executivos da AES Brasil, Carlos Pompermaier e José Antônio Martins.




ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário
0 / 500 caracteres


Insira os caracteres no campo abaixo:








Nosso Whatsapp

 (84) 9.9904-0161

Visitas: 818256
Usuários Online: 1065
Copyright (c) 2024 - Eugênio Freitas - FELIZ 2022!