ASSECOM-RN
Inaugurada em abril de 2022, a Central do Cidadão da Zona Sul de Natal, situada no bairro de Capim Macio, celebra hoje mais um avanço no compromisso com a excelência no atendimento. Esta unidade, uma das maiores e mais movimentadas do Rio Grande do Norte, realizando aproximadamente 12 mil atendimentos mensais em suas instalações, lança hoje a sala dedicada ao serviço de emissão da Carteira de Identidade Nacional.
A “Central Acolhe” agora dispõe de uma sala especialmente adaptada para atender crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA) e outras condições de desenvolvimento atípicas. Este espaço foi projetado por uma equipe de profissionais qualificados, com o objetivo de promover o bem-estar e garantir a igualdade no acesso aos serviços públicos no âmbito do Programa Central do Cidadão.
“Neste momento de muita alegria, gostaria de ressaltar que nosso Governo está empenhado em incluir e atender a todas e todos. Esta é mais uma iniciativa que estamos promovendo para garantir o acesso de todos aos serviços públicos”, comemorou a governadora Fátima Bezerra.
O projeto é o resultado da denúncia da mãe e assistente social, Renata Correia, que ao enfrentar dificuldades com seu filho autista numa das unidades das centrais, reclamou seus direitos nas redes sociais.
“Esse é um sonho realizado, ver que nossas dificuldades são vistas. Que as nossas crianças dentro do espectro autista ou qualquer outra questão atípica não são invisíveis. Transformei a desregulação de meu filho diante da falta de preparo em um projeto que acolhe: Central Acolhe. Sou grata a todos que fizeram parte desse sonho”, concluiu Renata.
Corroborando Renata Correia, a secretária de Planejamento, Orçamento e Gestão, Virginia Ferreira, também explicou: “Este é mais um exemplo do compromisso de nossa gestão com a inclusão, pois todos os cidadãos têm o direito igualitário de acesso aos serviços públicos”.
“A Central Acolhe proporcionará um atendimento muito mais acolhedor para este público. Esta é a primeira central a receber essa estrutura, mas esperamos implementar, ainda em 2024, mais três unidades nas Centrais do Cidadão da Zona Norte de Natal, de Mossoró e de Currais Novos”, explicou o coordenador da Coordenadoria de Atendimento ao Servidor e ao Cidadão (CODACI), Luís Renato, acrescentando: “Os atendimentos na sala da Central Acolhe serão realizados mediante agendamento específico disponibilizado pelo Instituto Técnico-Científico de Perícia (ITEP)”.
Para a implementação da Central Acolhe, foram investidos R$ 60 mil, utilizando recursos do orçamento próprio das Centrais do Cidadão. Esse valor pode variar de acordo com a disponibilidade de espaço para a instalação das salas nas diferentes unidades das Centrais do Cidadão.
CENTRAL ZONA SUL
A Central Zona Sul foi construída baseada no novo padrão das Centrais, coordenada pela CODACI, oferecendo mais conforto e comodidade para usuários e servidores. O investimento do Governo do RN, de R$ 2,6 milhão, foi viabilizado pelo Projeto Governo Cidadão e da SEAD, contando com recursos do empréstimo junto ao Banco Mundial.
Entre os serviços prestados estão a emissão de CPF e de carteiras de identidade, orientação para carteira de trabalho digital, serviços do SINE, Detran, Justiça Eleitoral, RN Empreendedor, PROCON e do DECIDA (Delegacia do Cidadão). atendendo pelo menos sete bairros da capital potiguar: Lagoa Nova, Candelária, Capim Macio, Pitimbú, Neopólis, Ponta Negra e Nova Descoberta. Para agendar atendimento no ITEP, é necessário acessar agendamento.itep.rn.gov.br. Já para o DETRAN, o endereço é www.detran.rn.gov.br – “Agendamentos”.
ECONOMIA
A mudança do Via Direta para um prédio próprio gerou uma economia de R$ 40 mil por mês, em aluguel, aos cofres públicos. O local utiliza, ainda, energia fotovoltaica, de fonte mais barata do que a energia da rede elétrica. Em fevereiro passado, 280 placas solares foram instaladas, com a expectativa de suprir totalmente a necessidade do imóvel de 1.017 m², com meta de produção excedente para ser destinada a outros órgãos governamentais.