ASSECOM-RN
Após a mobilização do Governo do Estado através do Gabinete de Gestão Integrada e do Comitê Permanente de Acompanhamento das Chuvas, representantes dos órgãos estaduais que compõem o Sistema Semarh — Secretaria do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos — estiveram reunidos na manhã desta segunda-feira (1) para deliberar um plano de ação diante das ocorrências causadas pelas fortes precipitações especialmente no interior do Rio Grande do Norte.
A reunião foi comandada pelo secretário Paulo Varella (Semarh), que após diálogo com os prefeitos Felipe Menezes, de Lajes, e Reno Fonseca, de Ipanguaçu, determinou, em conjunto com os demais integrantes do sistema, enviar equipes técnicas para inspecionar os principais pontos atingidos.
O sistema Semarh é formado pelo Instituto de Gestão das águas (IGARN), a Companhia de Águas e Esgotos do RN (CAERN) e pelo Instituto de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente (IDEMA).
“As equipes do Governo do RN já estão em campo fazendo a inspeção das áreas afetadas. Vamos levantar as causas e buscar estabelecer as ações necessárias”, afirmou Varella. Ainda de acordo com ele, cinco frentes de inspeção foram estabelecidas, sendo três para açudes (Caraúbas, Lajinha, São Miguel II e Pataxó) e duas para adutoras com acompanhamento da CAERN (Monsenhor Expedito e Sertão Central do Cabugi). O secretário informou que o Departamento Nacional de Obras Contra as Secas (DNOCS) também foi contactado para participar das ações junto com o Governo do RN.
Além do secretário Paulo Varella, estiveram presentes na reunião pelo IGARN, Paulo Sidney, diretor, e Procópio Lucena, diretor-técnico; Thiago Índio do Brasil, diretor de Operações e Manutenção da CAERN; Werner Farkatt, diretor do IDEMA; e pela Semarh, Auricélio Costa, secretário-adjunto; Gustavo Medeiros, coordenador de Planejamento e Gestão de Recursos Hídricos (Cogerh); Carlos Nobre, coordenador da Assessoria Técnica; e o engenheiro Sergio Pinheiro, assessor especial.
PREVISÃO SEMANAL/EMPARN