noticias800 Seja bem vindo ao nosso site Eugênio Freitas!

RIO GRANDE DO NORTE

RN antecipa a última campanha de vacinação contra Febre Aftosa

Publicada em 16/04/24 às 09:59h

Eugênio Freitas


Compartilhe
Compartilhar a noticia RN antecipa a última campanha de vacinação contra Febre Aftosa  Compartilhar a noticia RN antecipa a última campanha de vacinação contra Febre Aftosa  Compartilhar a noticia RN antecipa a última campanha de vacinação contra Febre Aftosa

Link da Notícia:

RN antecipa a última campanha de vacinação contra Febre Aftosa
 (Foto: Divulgação/Idiarn)
Redação/Portal da Tropical


O Instituto de Defesa e Inspeção Agropecuária do Rio Grande do Norte anunciou a antecipação da vacinação contra a Febre Aftosa para todos os bovinos e bubalinos do estado, começando nessa segunda-feira (15). Essa será a última campanha antes da liberação do Ministério de Agricultura e Pecuária, para que o RN seja considerado livre da Febre Aftosa sem vacinação. A meta é imunizar mais de 90% do rebanho até o dia 30 de abril.

A Febre Aftosa é uma doença animal altamente contagiosa, causada por um vírus, que pode acometer criações inteiras e até seres humanos. O Rio Grande do Norte não registra casos da infecção há mais de 20 anos, sendo considerado um estado “livre da Febre Aftosa com vacinação”. Em reunião recente com o Ministério de Agricultura e Pecuária, ficou definido que a partir de 2025, a vacinação não será mais necessária no estado, desde que a campanha de 2024 cumpra a meta estabelecida de vacinar acima de 90% dos animais.

“Esse é um momento de extrema importância para todos nós. Sonhamos com a liberação da vacinação da Aftosa há anos, e agora ela está mais perto do que nunca. Nossos esforços estão voltados para uma grande força-tarefa junto aos produtores, revendas e profissionais da agropecuária em todo o estado para iniciar a imunização dos rebanhos ainda esta semana, e bater a nossa meta até o final do mês”, conta o Diretor de Defesa e Inspeção Sanitária Animal do IDIARN, Renato Dias.

A Associação Norte-Rio-Grandense de Criadores (ANORC) convocou sócios para uma assembleia extraordinária, com o objetivo de reforçar a importância da vacinação. “Estamos convocando nossos associados e reforçando a importância da participação de todos na assembleia e principalmente, na adesão à campanha. Atingir a meta de vacinação é garantir a qualidade e segurança sanitária do rebanho do Rio Grande do Norte”, explica o presidente da associação, Matheus França.

O status de “Livre da Febre Aftosa sem Vacinação” eleva o Rio Grande do Norte a um lugar de valorização da produção de bovinos e bubalinos, abrindo caminhos para a exportação e crescimento econômico do estado, gerando mais emprego e renda para todos.




ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário
0 / 500 caracteres


Insira os caracteres no campo abaixo:








Nosso Whatsapp

 (84) 9.9904-0161

Visitas: 816779
Usuários Online: 251
Copyright (c) 2024 - Eugênio Freitas - FELIZ 2022!