noticias326 Seja bem vindo ao nosso site Eugênio Freitas!

RIO GRANDE DO NORTE

Consórcio Nordeste apresenta projetos de energias renováveis na União Europeia

No terceiro dia de Missão, representantes da região Nordeste firmaram parcerias e mostraram propostas na área de transição energética

Publicada em 16/05/24 às 09:50h

Eugênio Freitas


Compartilhe
Compartilhar a noticia Consórcio Nordeste apresenta projetos de energias renováveis na União Europeia  Compartilhar a noticia Consórcio Nordeste apresenta projetos de energias renováveis na União Europeia  Compartilhar a noticia Consórcio Nordeste apresenta projetos de energias renováveis na União Europeia

Link da Notícia:

Consórcio Nordeste apresenta projetos de energias renováveis na União Europeia
 (Foto: Fátima Bezerra defendeu a construção de uma agenda comum em torno da transição energética justa, inclusiva e sustentável, e o apoio dos países do bloco econômico europeu ao Fundo da Caatinga - Foto: D)

 ASSECOM-RN


No terceiro dia de Missão Internacional na Bélgica, nesta quarta-feira (15), a primeira agenda do Consórcio Nordeste contou com a presença da Princesa Astrid da Bélgica e outros ministros e empresários do país, no Palácio d’Egmont, em Bruxelas. Na ocasião, os representantes belgas anunciaram a realização de uma missão no Brasil em novembro, com cerca de 300 empresários, com o objetivo de conhecer projetos brasileiros e fomentar relações comerciais entre os países. O encontro promoveu aproximação dos chefes do Executivo dos estados do Nordeste e o governo belga.

Em reunião com o Comissariado da União Europeia para Parcerias Internacionais, a governadora Fátima Bezerra, presidenta do Consórcio Nordeste, defendeu o estreitamento das relações diretas da União Europeia com os estados do Nordeste na construção de uma agenda comum em torno da transição energética justa, inclusiva e sustentável, e o apoio efetivo dos países membros do bloco econômico europeu ao Fundo da Caatinga.

Segundo Fátima Bezerra, o Nordeste, em particular, e o Brasil, de maneira geral, são partes da solução para enfrentamento das mudanças climáticas. Destacou que os estados do Nordeste, em conjunto, respondem atualmente por mais de 80% de toda energia eólica e solar geradas no Brasil, além de ter um impressionante potencial total mapeado, apenas de energia eólica, entre geração em terra e offshore, de 1.000 Gigawatts.

“Somente na geração eólica offshore, que é a próxima fronteira a ser desbravada no mercado brasileiro, já temos 109 gigawatts em desenvolvimento no Nordeste, mais que suficientes para produzir anualmente 9 milhões de toneladas de hidrogênio verde. Mas acreditamos que, com a parceria da União Europeia, dos Estados Membros, e da forte indústria europeia, podemos fazer mais. Podemos desenvolver uma inovadora e avançada indústria de baixo carbono, para atender à demanda global, garantindo uma transição energética justa, e, mais do que isso, de realmente descarbonizar a economia mundial”, destacou a governadora na exposição que fez.

A governadora Fátima Bezerra também exortou a União Europeia a contribuir com o Fundo da Caatinga, criado para viabilizar projetos de preservação e recuperação da Caatinga e dos Manguezais nordestinos, “fundamental na nossa atuação para encarar os três grandes desafios ambientais: a descarbonização para enfrentar as mudanças climáticas, o enfrentamento da desertificação e a proteção da biodiversidade”.

A comissária europeia responsável pelas parcerias internacionais, Jutta Urpilainen, que assumiu o cargo em outubro de 2019, renovando o compromisso de centrar as políticas de desenvolvimento da União Europeia na erradicação da pobreza e na luta contra as desigualdades, reforçou as palavras da governadora Fátima Bezerra: “É extremamente importante que a transição energética seja justa e sustentável, que esteja em total consonância com a segurança, o desenvolvimento e o bem-estar de todos os cidadãos, e de acordo com os anseios dos países que integram a União Europeia”, destacou a executiva.

Por fim, houve a assinatura do Termo de Cooperação Técnica entre o Consórcio Nordeste e a ApexBrasil, visando promover as exportações e atrair investimentos estrangeiros, fortalecer a imagem e compartilhar dados para fomentar o comércio, promover relações diplomáticas entre o Nordeste e os países parceiros, além de trabalhar políticas públicas para a atração de investimentos estrangeiros e na promoção das exportações.

Também participaram da reunião os governadores Elmano Freitas (CE), Fábio Mitidieri (SE), Jerônimo Rodrigues (BA), Paulo Dantas (AL), Rafael Fonteles (PI), além do vice-governador do Maranhão, Felipe Camarão; o presidente da Apex, Jorge Viana; o superintendente da Sudene, Danilo Cabral; além do vice-presidente executivo e responsável pelo Pacto Verde Europeu, Maroš Šefčovič; e o coordenador de assuntos estratégicos da UE para o continente americano e ex-embaixador da Irlanda no Brasil, Brian Glynn.

 

Consórcio Nordeste e meio ambiente

Em setembro de 2023, as governadoras e governadores nordestinos assinaram parceria com o Banco Mundial para avanço na cadeia produtiva do Hidrogênio Verde (H2V) com o objetivo de criar cadeias de valor e um polo de hidrogênio, consolidando o Nordeste como centro de economia sustentável.

Em novembro, o Consórcio apresentou à ministra de Meio Ambiente e Mudança do Clima, Marina Silva, proposta para criação do Fundo Caatinga, que destinaria recursos para a preservação do bioma. Na ocasião, ficou acertado que possíveis formatos para o fundo serão avaliados com o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), entre outras organizações.

Em fevereiro deste ano, o Consórcio assinou documento denominado “Carta de Natal”, reafirmando o compromisso do grupo em atuar de maneira eficiente para mitigar os efeitos provocados pela mudança do clima.

Após a apresentação do ano passado, o Consórcio e o Ministério de Meio Ambiente e Mudança Climática (MMA) formalizaram, em abril deste ano, a criação do Fundo Caatinga, com aval para o avanço em suas implementações.

 

Missão oficial

Na quinta-feira (16), a missão oficial na Europa chega a Berlim, capital da Alemanha, para realização de mais atividades sobre transição energética. O Consórcio Nordeste participará do seminário “Brazilian Northeast: Green Industry and Energy Transition Investment Opportunities” (Nordeste Brasileiro: Oportunidades de Investimento na Indústria Verde e na Transição Energética), dentre outras atividades.

 

Confira a agenda da quinta-feira da II Missão Internacional:

14h – Seminário “Brazilian Northeast: Green Industry and Energy Transition

Investment Opportunities”




ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário


Insira os caracteres no campo abaixo:








Nosso Whatsapp

 (84) 9.9904-0161

Visitas: 733892
Usuários Online: 3
Copyright (c) 2024 - Eugênio Freitas - FELIZ 2022!