noticias751 Seja bem vindo ao nosso site Eugênio Freitas!

RIO GRANDE DO NORTE

Curso técnico para comunidades indígenas forma primeira turma

Curso de formação em auxiliar técnico de manutenção eólica formou 19 alunos no município de João Câmara na noite de quinta-feira (23)

Publicada em 25/05/24 às 07:48h

Eugênio Freitas


Compartilhe
Compartilhar a noticia Curso técnico para comunidades indígenas forma primeira turma  Compartilhar a noticia Curso técnico para comunidades indígenas forma primeira turma  Compartilhar a noticia Curso técnico para comunidades indígenas forma primeira turma

Link da Notícia:

Curso técnico para comunidades indígenas forma primeira turma
 (Foto: Pioneira no Brasil, a iniciativa é voltada exclusivamente para povos originários. - Foto: Carmem Felix)
ASSECOM-RN


Com capelo e canudo em mãos, Luiz Vitor Silva, de 20 anos, teve a certeza que a educação abre portas. Morador da comunidade indígena Serrote de São Bento, em João Câmara, cidade a 80 quilômetros de Natal, ele é um dos 19 alunos concluintes do curso de auxiliar técnico de manutenção eólica da CPFL Renováveis. Pioneira no Brasil, a iniciativa é voltada exclusivamente para povos originários. A formatura aconteceu nesta quinta-feira (23), no auditório do Instituto Federal de Ensino (IFRN) da cidade da região da Baixa Verde potiguar, com a presença da governadora Fátima Bezerra.

Saído de uma família que trabalha na monocultura da castanha de caju, Luiz Vitor Silva garantiu que o diploma será o primeiro de muitos. “Quando se começa a estudar, você descobre coisas novas e um mundo se abre diante da gente. É o que me motiva a continuar a aprender”, disse ele.

O poder transformador da educação também foi ressaltado pela governadora Fátima Bezerra. Ela disse que a iniciativa social está em consonância com as políticas educacionais do Governo do Estado, com a ampliação na oferta de cursos técnicos integrados ao ensino médio.

“Aquilo que desejamos é investir na educação da nossa juventude, dos homens e mulheres, entendendo a educação como um caminho imprescindível para alcançar o desenvolvimento com bem-estar, dignidade, inclusão e prosperidade para todos”, pontuou a governadora.

Fátima Bezerra observou que o objetivo do ensino técnico é preparar a atual geração de estudantes para enfrentar os desafios do mercado de trabalho, contribuindo para o desenvolvimento econômico e social potiguar.

“Estou muito feliz em acompanhar a vitória de cada um de vocês. Quem diz isso é alguém que, como muitos da minha época de juventude, de origem humilde e com poucas oportunidades, sonhava em fazer um curso técnico de qualidade. E hoje, nesta cerimônia, somos tomados por alegria, sucesso, esperança e, acima de tudo, confiança, pois presenciamos a formação de novos profissionais para o setor de energias renováveis do Rio Grande do Norte”, pontuou ela.

Segundo o XinJian Chen, diretor-presidente da CPFL Renováveis, a empresa tem por missão promover oportunidades de desenvolvimento para a população de João Câmara. “Há um ditado chinês que diz que é melhor ensinar um homem a pescar do que dar-lhe um peixe. Portanto, em parceria com o SENAI, planejamos essa iniciativa com o propósito de potencializar oportunidades de emprego e renda no setor eólico, que está em constante crescimento na região de João Câmara”, disse.

Impulso profissional

A formação em Auxiliar de Manutenção Eólica foi distribuída em aproximadamente 10 meses de curso. Os conteúdos foram divididos em módulos: eletricista industrial, introdução a sistemas de energia renovável, medição anemométrica para energia eólica, sistemas elétricos aplicados a parques eólicos, tecnologia em aerogeradores e segurança do trabalho em altura.

Entre os concluintes, os irmãos Genilda Batista da Silva Justino da Silva, de 32 anos, e José Júnior Batista da Silva, de 38, dividiram a emoção finalizar juntos o curso técnico. Moradores da comunidade de Serrote de São Bento, os dois ressaltaram que a formação técnica será importante para gerar oportunidades de emprego.

Pedagoga por formação, Genilda confessou que pretende seguir no setor de energias. “Vou preferir essa parte mais técnica, porque a educação, no meu caso, é algo complicado. Investi todo o meu tempo nesse curso para tentar evoluir e melhorar de vida”, explicou.

O autônomo José Júnior contou que sempre teve o sonho de trabalhar no setor elétrico, mas nunca tinha encontrado oportunidade para estudar na área. “Eu sempre gostei de consertar aparelhos elétricos. Com o curso de Auxiliar de Manutenção Eólica, eu encontrei minha vocação. É isso que quero fazer”, justificou.

O diretor do SENAI do Rio Grande do Norte (SENAI-RN) e do Instituto SENAI de Inovação em Energias Renováveis (ISI-ER), Rodrigo Mello, explicou que as aulas do curso tiveram início em agosto de 2023 e foram ministradas em João Câmara.

Os alunos desta primeira turma são das comunidades indígenas de Amarelão, Santa Terezinha e Serrote de São Bento, as quais também são beneficiadas por um projeto de dessalinização desenvolvido pela CPFL Renováveis em parceria com a State Grid. Este projeto leva água potável para mais de 3 mil pessoas na região.

“As energias renováveis são a atividade industrial que mais cresceu nos últimos 20 anos, e uma das que mais gera empregos. Por isso, estamos felizes com a formação desta turma, pois formam uma força de trabalho especializada e local”, comemorou.

A State Grid e CPFL Renováveis têm 33 parques eólicos divididos em 7 complexos espalhados pelo Estado: Complexo Eólico Gameleira, Morro dos Ventos, Macacos, Santa Clara, Campo dos Ventos, Bloco Norte e Bloco Sul.
No Complexo Eólico de Gameleira, entregue no último semestre de 2021, foram investidos R$ 397 milhões. São 81.65MW de capacidade divididos em quatro parques eólicos: Costa das Dunas, Figueira Branca, Gameleira e Farol de Touros.

A cerimônia também reuniu o secretário adjunto do Desenvolvimento Econômico, Hugo Fonseca; a subsecretária das Mulheres, Josiane Bezerra; e o subsecretário adjunto do Gabinete Civil, Ivanilson Maia. Além deles, o vice-prefeito de João Câmara, Maurício Filho; o reitor do IFRN, José Arnóbio. Também estiveram presentes representantes das empresas CPFL renováveis, State Grid e familiares dos concluintes do curso de técnico.




ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário
0 / 500 caracteres


Insira os caracteres no campo abaixo:








Nosso Whatsapp

 (84) 9.9904-0161

Visitas: 818102
Usuários Online: 911
Copyright (c) 2024 - Eugênio Freitas - FELIZ 2022!