Depois de interiorizar pela primeira vez a Corrida do Servidor Público em 2023, o Governo do Rio Grande do Norte se preparar para realizar em 2024 a 2ª edição do Circuito de Corridas do Servidor – Nota Potiguar. A iniciativa é do Programa Estadual de Qualidade de Vida e Saúde no Trabalho (PQVST), com o intuito de estimular o intercâmbio desportivo entre funcionários públicos e comunidade, além de proporcionar mais qualidade de vida e melhoria da saúde física e mental dos participantes. Estima-se que mais de 2 mil pessoas participem desta edição.
Para o secretário da Administração, Pedro Lopes, que coordena o Comitê Gestor do PQVST, o evento já entrou para o calendário esportivo do Executivo Estadual. “A Corrida do Servidor vem sendo realizada com muito sucesso desde a sua primeira edição e o interesse dos participantes tem sido cada vez maior, tanto que as inscrições são rapidamente esgotadas a cada ano. Em 2023, levamos o evento, que só acontecia em Natal, também para cidades como Macau, Mossoró, Caicó, Currais Novos, Santa Cruz e Pau dos Ferros, o que foi bastante positivo, contemplando assim a participação de mais servidores. Alguns, inclusive, tendo a experiência de participar de uma corrida de rua pela primeira vez. Como resultado, não é surpresa que realizaremos neste ano mais uma edição do Circuito”, ressaltou.
A primeira parada do 2º Circuito de Corridas do Servidor será em Mossoró, no Alto Oeste, no dia 28 de setembro. A etapa de Natal está prevista para o dia 09 de novembro. As outras cidades que receberão edições do Circuito ainda serão confirmadas. As inscrições deverão ser abertas em datas próximas à realização de cada corrida.
De acordo com o presidente da Comissão Estadual do PQVST, Ricardo Amaral, que é também um dos idealizadores do Circuito e de todas as edições da Corrida do Servidor realizadas em Natal, desde 2013, o evento tem caráter não só esportivo, mas também social. “Os benefícios para quem corre ou caminha são inúmeros, desde a melhora da qualidade de vida até a integração entre os que se aventuram por essa prática esportiva. Além disso, as inscrições são condicionadas a uma doação de lata de leite em pó, as quais são doadas posteriormente a instituições de caridade. Há ganhos para todo lado”, destacou.
Os percursos da competição serão anunciados nos respectivos regulamentos de cada prova. Os inscritos receberão o kit que contempla chip de cronometragem, número de peito e medalha. Aos vencedores, também um troféu por categoria.
São parceiros do Circuito de Corridas do Servidor as secretarias de Estado da Administração (Sead), da Educação, do Esporte e do Lazer (SEEC), através da Subsecretaria de Esportes e Lazer (SEL); e da Fazenda (Sefaz), através do Programa Nota Potiguar; órgãos de mobilidade urbana e trânsito, e a Federação Norte-rio-grandense de Atletismo (FNA).
Corrida do Servidor em Natal chega a sua 12ª edição
Iniciada no ano de 2013, para um público ainda tímido de 500 pessoas, a Corrida do Servidor Público do Rio Grande do Norte sofreu mudanças positivas ao longo dos anos. O interesse pela prática da corrida de rua aumentou, resultando consequentemente na oferta de mais inscrições nas edições posteriores. Na 11ª edição, em 2023, foram mais de mil participantes, entre inscritos e entusiastas.
Na época da pandemia de covid-19, a Corrida chegou a realizar edições híbridas, considerando o tempo calculado pelos participantes que corriam o trajeto em um intervalo de tempo definido pelos organizadores. Todos os que apresentavam foto com a marcação do tempo receberam medalhas de participação.
A inscrição mediante doação de lata de leite existe desde o princípio, tendo hoje beneficiado dezenas de instituições de caridade e milhares de pessoas.
A modalidade busca fomentar a prática do esporte, visando proporcionar qualidade de vida e a melhoria da saúde física e mental do servidor público, além de contribuir para a formação de uma filosofia esportiva baseada na sua importância social, educacional, cultural e econômica.
Em 2023, a Corrida do Servidor, que era realizada apenas em Natal, foi interiorizada. Isto é, deixou de acontecer somente na capital do estado para receber edições em outras cidades, de modo a contemplar a participação de mais e mais servidores. A partir de então, a Corrida em Natal se incorporou ao chamado Circuito de Corridas do Servidor Nota Potiguar. Em 2024, será a realização da 2ª edição do Circuito, mas também a 12ª edição da tradicional Corrida do Servidor Estadual, que é realizada em Natal.
ASCOM SEAD/RN