Bancários do Banco do Brasil e da Caixa Econômica Federal entraram em greve nesta segunda-feira (9) no Rio Grande do Norte. A decisão da paralisação foi tomada em assembleia na sexta-feira passada (6) após a categoria nacional rejeitar a proposta de reajuste salarial apresentada pela Federação dos Nacional dos Bancos (Fenaban).
Segundo o Sindicato dos Bancários do Rio Grande do Norte, cerca de 3,6 mil funcionários aderiram ao movimento no estado. Até a atualização mais recente desta reportagem, a paralisação ocorria apenas no RN – sindicatos de outros estados marcaram assemblei para esta segunda.
Nesta segunda-feira (9), as 39 agências do Banco do Brasil e da Caixa em Natal já não tiveram atendimento. Segundo o sindicato, cerca de 1,4 mil funcionários pararam as atividades na capital potiguar.
A paralisação afetou clientes que não sabiam do movimento e deram de cara com as portas fechadas e os cartazes de aviso sobre a greve durante a manhã.
Na Caixa Econômica Federal do Alecrim, na Zona Leste de Natal, por exemplo, o acesso aos caixas eletrônicos estava liberado, mas não havia atendimentos. Cartazes avisavam sobre a greve na entrada da unidade.
A Inter TV Cabugi procurou o Banco do Brasil e a Caixa Econômica Federal para saber como os clientes podem realizar os atendimentos neste período de greve, mas não recebeu retorno até a atualização mais recente desta reportagem.
Os bancários reivindicam um melhor reajuste para a categoria. A proposta apresentada pela Fenaban foi de um reajuste de 4,64% nos salários, abaixo da inflação. Os bancos privados aceitaram a proposta e não aderiram a greve.
G1RN