Cerca de 2,5 mil policiais militares foram enviados neste sábado (5) para reforçar a segurança no interior do Rio Grande do Norte durante as eleições municipais neste domingo (6).
Os militares serão direcionados às regionais de Mossoró, Caicó, Pau dos Ferros, João Câmara e Nova Cruz, de onde serão distribuídos a outros municípios e locais de votação, além do Comando de Policiamento Metropolitano (CPM) e do Comando de Policiamento da Capital (CPC). Eles vão atuar nos locais de votação e também nas ruas através das patrulhas.
“Mais de 8,2 mil policiais militares estarão imbuídos na segurança do pleito eleitoral. Estaremos em todos os municípios. Todos os municípios estarão reforçados com o efetivo da nossa instituição, além da integração que nós temos com os outros órgãos de segurança pública, a nível municipal e a nível federal. Teremos algumas cidades que terão reforços das Forças Armadas”, falou o comandante-geral da Polícia Militar do Rio Grande do Norte, coronel Alarico Azevedo, durante o ato de embarque das tropas, na manhã deste sábado.
O patrulhamento dos locais de votação começa neste sábado, às 20h.
“Em alguns municípios teremos tropa federal das Forças Armadas. As Forças de Segurança Pública do Estado do Rio Grande do Norte irão trabalhar de forma integrada com essas forças federais. Para nós, é mais efetivo, é muito bom, é mais ostensividade, e garante a lei e a ordem no território potiguar”, lembrou o secretário da Segurança Pública e da Defesa Social, coronel Francisco Araújo.
Cerca de 12 mil agentes de segurança foram escalados para trabalhar no Rio Grande do Norte durante as eleições municipais deste domingo, segundo a Secretaria da Segurança Pública e da Defesa Social (Sesed).
Os agentes vão atuar nas ruas e espalhados pelos 1.524 locais de votação do estado.
Segundo a Sesed, com exceção dos servidores de férias ou em cumprimento de licença médica, todos os ativos da Polícia Militar, Polícia Civil, Corpo de Bombeiros Militar e Instituto Técnico-Científico de Perícia foram convocados para trabalhar no dia da eleição. O total do investimento foi de quase R$ 10 milhões em diárias operacionais.
O secretário de Segurança também reforçou que a portaria sobre a Lei Seca – a proibição de vendas de bebidas alcóolicas no dia da eleição – não sofrerá alteração, seguindo uma recomendação feita pelo Ministério Público em 2023. O RN não terá Lei Seca na eleição de domingo.
G1RN.