A governadora Fátima Bezerra anunciou nesta terça-feira (3) a abertura do novo serviço de ortopedia de baixa e média complexidade para a Região Metropolitana de Natal, com foco na descentralização do Hospital Monsenhor Walfredo Gurgel. O serviço ortopédico será ofertado pelo Hospital Regional Alfredo Mesquita, em Macaíba, a partir de janeiro do próximo ano.
Segundo a governadora, o custeio mensal do serviço, estimado em R$ 900 mil, será feito por meio do Ministério da Saúde, que fará o incremento de financiamento nos serviços de Média e Alta Complexidade (MAC). O recurso foi assegurado após apresentação do projeto à ministra Nísia Trindade, em Brasília, na semana passada.
“Asseguramos o compromisso de repasse de R$ 900 mil mensais para o custeio do serviço de baixa e média complexidade em ortopedia. Esse aporte representa um marco inédito para o SUS (Sistema Único de Saúde) no Rio Grande do Norte, sendo uma ação concreta de cooperação federativa”, disse Fátima Bezerra, durante coletiva na Governadoria do Estado.
O Hospital Regional Alfredo Mesquita, em Macaíba, já consolidado como maternidade de risco habitual e referência em cirurgias eletivas, vai passar por adaptações estruturais para receber o serviço ortopédico, que contará com uma entrada independente.
“Após análises em outras unidades hospitalares da Região Metropolitana, o Hospital Regional Alfredo Mesquita foi o espaço mais adequado para abrigar o novo serviço. Dessa forma, o atendimento ortopédico será instalado na unidade, com o apoio financeiro do governo federal”, reforçou a governadora.
A gestão do serviço será feita pelo Consórcio Interfederativo em Saúde, inspirado no modelo do Consórcio do Seridó. O objetivo é abranger a demanda dos municípios que mais encaminham internações em baixa complexidade ao Hospital Walfredo Gurgel: Extremoz, São Gonçalo do Amarante, Macaíba, São José de Mipibu, Parnamirim e Ceará-Mirim.
Segundo a secretária de Saúde Pública, Lyane Ramalho, todos os pacientes que não estão relacionados com o perfil do Hospital Monsenhor Walfredo Gurgel — especializado em alta complexidade ortopédica — serão encaminhados, via regulação, para a nova unidade.
“Todas as pessoas que sofrerem pequenos traumas, como em braços ou pernas, que não envolvam pescoço ou crânio, por exemplo, serão encaminhadas ao hospital de Macaíba”, disse Ramalho.
A nova estrutura, ressaltou a secretária, não reduzirá a atual estrutura do Alfredo Mesquita, que é especializado em atendimento obstétrico. A unidade hospitalar vai receber oito leitos clínicos, sala de cirurgia, sala de gesso (imobilização) e uma recepção adequada.
“Dessa forma, o hospital estará apto a atender os municípios e os pacientes de maneira acolhedora e confortável, oferecendo à população do Rio Grande do Norte a possibilidade de utilizar os serviços de acordo com o perfil previsto para a unidade”, explicou a secretária.
Novos leitos
Além disso, a Secretaria de Saúde Pública (SESAP) iniciou nesta terça-feira a entrega de 16 leitos para o Hospital Walfredo Gurgel. Os novos leitos passam a receber pacientes já nesta semana. Outros 23 leitos serão abertos até o próximo dia 6 de dezembro.
As novas vagas hospitalares, pontuou Fátima Bezerra, integram o plano de contingência elaborado para minimizar a superlotação da maior unidade hospitalar do estado. “Com estes 39 leitos, a expectativa é desafogar o Walfredo Gurgel”, disse.
ASSECOM RN