O Centro de Atendimento Socioeducativo de Semiliberdade – Casemi Nazaré iniciou, na quarta-feira (8/1), o projeto "Construindo Horizontes". O objetivo é promover a reflexão e contribuir para a estruturação dos projetos de vida dos adolescentes atendidos pela unidade. Para isso, serão realizadas oficinas semanais ao longo de dois meses. A primeira foi intitulada "Quem sou eu?".
A atividade começou com uma conversa sobre a importância do autoconhecimento e da reflexão sobre a trajetória pessoal de cada adolescente. Em seguida, foi realizada a dinâmica "Mapa da Identidade", na qual os participantes utilizaram materiais diversos, como recortes de revistas, palavras e imagens, para criar representações visuais de suas identidades. Cada um teve a oportunidade de expressar seus sonhos, percepções e características pessoais de maneira criativa.
Uma roda de partilha foi a forma escolhida para finalizar a oficina, na qual os adolescentes puderam “expressar como se sentiram ao se enxergarem através das colagens e como perceberam a importância de valorizar suas individualidades”, contou a psicóloga da unidade, Natália Campo.
“Foi um momento de reflexão e partilha, que construiu uma base significativa para as próximas etapas do projeto. Foi marcado por um ambiente acolhedor e participativo, onde os adolescentes se envolveram ativamente na proposta”, completou.
As atividades do projeto têm um caráter lúdico e dinâmico, oferecendo os meios para refletirem sobre suas metas pessoais, profissionais e sociais, auxiliando, assim, na construção do PIA (Plano Individual de Atendimento), importante ferramenta no processo socioeducativo.