A equipe de Coordenação do GT de Educação do Gabinete de Transição do presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT) contará com o nome do professor e secretário de Educação do RN, Getúlio Marques Ferreira, que foi nomeado para o grupo responsável por produzir subsídios para elaboração de relatório final de transição.
O ato normativo foi publicado na edição desta quinta-feira do Diário Oficial da União. O potiguar será responsável pela articulação da equipe com as redes de ensino e seus representantes, como o Conselho Nacional de Secretários de Educação e a União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação.
Agora, o RN passa a contar com três potiguares na transição. O subsecretário da Juventude do RN, Gabriel Medeiros de Miranda, e o subcoordenador de Articulação Institucional da Juventude, Nilson Florentino Júnior integram a transição na área da Juventude.
As atividades do grupo de transição serão realizadas em paralelo com o exercício do cargo de Secretário de Educação do RN.
Perfil
Natural de Macau, Getúlio Marques Ferreira é professor, engenheiro, especialista em Engenharia de Sistemas e Mestre em Engenharia da Produção.
Coordenou o processo de concepção e expansão dos Institutos Federais em nível nacional. Foi professor de Eletrônica Digital, diretor de Ensino e diretor-geral do Centro Federal de Educação Tecnológica do RN, atual IFRN, e analista de sistemas e diretor do Núcleo de Processamento de Dados da Universidade Federal do RN.
No Ministério da Educação, foi coordenador de Planejamento Orçamento e Gestão, diretor da Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica e secretário adjunto da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (SETEC/MEC).
No esporte, foi presidente do Alecrim Futebol Clube. No campo sindical, primeiro Coordenador Geral do Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Ensino Superior do RN (SINTEST-RN), filiado à Fasubra.
FONTE: TRIBUNA DO NORTE