Edinaldo Moreno / repórter do JORNAL DE FATO
O Instituto de Medicina Tropical da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (IMT/UFRN) detectou duas novas variantes, em sequenciamento de amostras positivas para SARS-CoV-2, referentes ao período de 21 de outubro a 17 de novembro desse ano.
O serviço de vigilância genômica realizado pelo IMT-UFRN, em parceria com o Instituto Butantan e o Getúlio Sales Diagnósticos, realizou o sequenciamento de 32 amostras positivas para SARS-CoV-2. Desse total, mais da metade são novos tipos de SARS-CoV-2, sendo 16 da nova variante BQ.1 e duas amostras da nova cepa BN.1.5, além de outras 14 amostras da BA.5, que já circulava desde maio de 2022.
“Há um indicativo de que as novas variantes são mais transmissíveis, se observarmos a quantidade de novas variantes nas amostras analisadas e o aumento recente da quantidade de pessoas com covid-19”, considera Selma Jerônimo, diretora do IMT/UFRN. De acordo com o IMT/UFRN, essas novas variantes são provenientes dos municípios de Natal e Parnamirim.
Nesse sentido, em virtude do aumento recente de casos de covid-19, a diretora do IMT-UFRN, Selma Jerônimo, reforça a importância de manter o calendário vacinal em dia, utilizar máscaras em locais fechados, além das demais medidas de biossegurança, como a higiene frequente das mãos.
Os sequenciamentos e análises dos dados foram realizados pelos pesquisadores Francisco Freire Neto e Diego Gomes Teixeira, que detectaram a primeira amostra positiva para a nova variante BQ.1 em 8 de novembro.
DADOS EPIDEMIOLÓGICOS
O último boletim da Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap) publicado nesta sexta-feira (25) mostrou por mais um dia que o número de casos confirmados da doença se mantém alto em relação às últimas semanas.
Nas últimas 24 horas anteriores à atualização da pasta estadual, o Rio Grande do Norte registrou 672 novos casos do novo coronavírus. O total de casos confirmados da doença, desde o início da pandemia em março de 2020, chegou a 561.565.
Ainda de acordo com o documento, o estado tem, no momento, 1.812 casos suspeitos. Estão em acompanhamento o total de 3.616. Os casos recuperados somam 549.459, enquanto os de casos descartados chegam a 1.075.842.
O boletim também traz que nas últimas 24 horas o Rio Grande do Norte notificou e confirmou uma morte em decorrência da Covid-19. O óbito foi registrado em Parnamirim.
O total de mortes confirmadas pela doença no território potiguar chega a 8.490. O RN tem ainda 1.066 mortes em investigação e 1.758 já descartadas para a doença.