Com a chegada do verão no último dia 21, o fluxo de veranistas e turistas no litoral potiguar aumentou. De acordo com o Corpo de Bombeiros Militar (CBM), o período demanda dicas de segurança para evitar acidentes e tornar a experiência de aproveitar o verão sem sustos.
Para intensificar as ações educativas no objetivo de prevenir o afogamento e desaparecimento de crianças, os Bombeiros do Rio Grande do Norte vão lançar a “Campanha Praia Segura 2023”, inserida na “Operação Verão”.
O protetor solar deve ser aplicado cerca de 30 minutos antes de se expor ao sol. Além disso, a quantidade de produto deve ser suficiente para cobrir toda a parte exposta. Se expor ao sol sem o uso de protetor solar pode gerar queimaduras e aumenta os riscos de câncer de pele.
Não é recomendável consumir bebida alcoólica e entrar no mar. De acordo com o Corpo de Bombeiros, o álcool inibe a noção de perigo, e o banhista nessas condições pode se colocar em situação de risco mais facilmente do que se estivesse sóbrio.
Segundo os Bombeiros, nadar com estômago cheio pode causar congestão. Isso ocorre porque, após as refeições, o sistema digestivo demanda mais sangue para absorver os alimentos. Se durante esse período se realiza exercícios físicos (como nadar, por exemplo), pode se criar uma competição pelo fluxo sanguíneo, causando a congestão.
O banho de mar não é recomendável quando feito em área de pedras e costeiras. Essas regiões podem gerar correntezas e dificultam o socorro, aumentando os riscos de afogamento.
Com um movimento incrementado durante o verão, a ordem é redobrar o cuidado com as crianças. Procure sempre mantê-las por perto e acompanhe o banho de mar, mesmo em áreas aparentemente sem riscos.
G1RN