Elenimar Costa Bezerra e Lauro Gabriel Bezerra Santos foram escolhidos com base em critérios técnicos para conduzir a administração da maior unidade da rede estadual de saúde.
“Sabemos que essa é uma importante conquista para o povo de Mossoró e a região estará em boas mãos”. A afirmativa da governadora Fátima Bezerra ocorreu durante reunião com os diretores do Hospital da Mulher Parteira Maria Correia, Elenimar Costa Bezerra e Lauro Gabriel Bezerra Santos. Referência não só para o Rio Grande do Norte, mas para o Nordeste e para o Brasil, a primeira parte da unidade, o ambulatório, será inaugurada nesta quinta-feira (29), na cidade de Mossoró, e representa um marco para a saúde potiguar.
Os diretores, escolhidos com base em critérios técnicos, terão o desafio de conduzir a administração da maior unidade da rede estadual de saúde e mudar a realidade da assistência à saúde da mulher e materno-infantil no Rio Grande do Norte.
Elenimar Costa Bezerra será a diretora-geral e Lauro Gabriel Bezerra Santos será o diretor-administrativo. “São dois nomes com um amplo histórico de anos de competência e trabalho no âmbito da saúde”, avaliou a chefe do poder Executivo estadual em encontro que contou com a presença do secretário estadual da Saúde, Cipriano Maia, e a adjunta, Lyane Ramalho.
O Governo está investindo R$ 134 milhões para construir e equipar o hospital, com recursos do empréstimo junto ao Banco Mundial. Mais de 90% da estrutura física está concluída. Até o meio do ano de 2023 terá seu funcionamento pleno. Ao todo, serão mais de 160 leitos focados na atenção materno-infantil, ginecológica e obstétrica de média e alta complexidade. A meta é realizar 20 mil atendimentos anuais de pacientes de mais de 60 municípios.
Sobre os diretores
Elenimar Costa Bezerra é formada em Serviço Social pela UERN/Mossoró (1988), sanitarista pela UFRN desde 1992, Especialista em Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde pela UFRN (2011), Especialista em Micropolítica da Gestão e Trabalho em Saúde pela UFF (2017) e Mestra em Gestão, Trabalho, Educação e Saúde pela UFRN (2022). Iniciou na SESAP em 1988 como Assistente Social na cidade de Patu/RN, foi diretora da Maternidade Leide Morais em 2017 e atualmente era Coordenadora de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde da SESAP/RN.
Diretor-administrativo: Lauro Gabriel Bezerra Santos é formado em Enfermagem pela FACISA/UFRN (2017), Especialista em Micropolítica da Gestão e Trabalho em Saúde pela UFF (2018), Especialista em Saúde Pública (2019), mestrando em Gestão, Trabalho, Educação e Saúde pela UFRN. Foi enfermeiro na Atenção Básica e no CAPS Maria Vênus Cunha de Currais Novos (2018), deste 2019 está na Coordenadoria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde.
Modelo de gestão e parceria com Universidades
A unidade de saúde está sendo construída numa região em expansão do município de Mossoró, em um terreno cedido pela Universidade Estadual do Rio Grande do Norte (UERN).
Amplamente debatido, o modelo de gestão será de cogestão entre a Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap) e a Universidade Estadual do Rio Grande do Norte (UERN) e demais universidades colaboradoras. A Sesap se responsabilizará por toda a parte burocrática, enquanto a UERN responderá pela parte acadêmica, já que o hospital se propõe a ser também um hospital escola, dedicado à formação profissional.
A Carta de Serviços da unidade, que é um documento que versa sobre os serviços prestados, a forma de acesso a esses serviços, assim como os compromissos e os padrões de qualidade, foi finalizada por um Grupo de Trabalho formado por técnicos do Governo Cidadão e da Sesap com a colaboração de universidades parceiras: Universidade Federal Rural do Semi-Árido (Ufersa), Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) e Universidade do Estado do RN (UERN).