A Secretaria de Estado da Saúde Pública do Rio Grande do Norte (SESAP RN), através da Coordenadoria de Vigilância em Saúde (CVS) e da Subcoordenadoria de Vigilância em Saúde do Trabalhador (SUVIST), organiza para este mês uma série de ações para marcar o Abril Verde - dedicado à prevenção de acidentes e doenças relacionadas ao trabalho e que este ano tem como tema "Pensando Saúde e Segurança dos Trabalhadores (as) nos cenários de emergências".
A programação, que terá início nesta terça-feira (3), deverá chamar atenção para a realidade dos acidentes e doenças no Brasil e no estado, serão realizados simpósios e palestras sobre o assunto com apoio dos Cerest regionais e municipais, além do Ministério Público do Trabalho (MPT) sempre em parceria com a SESAP/CVS/SUVIST.
Serão discutidos diversos temas relativos a saúde e segurança dos trabalhadores, tais como as Lesões por Esforço Repetitivo/Distúrbios osteomusculares relacionados ao trabalho (LER/DORT), cuidados com a voz, prevenção e investigação de acidentes graves e saúde mental ambiente do trabalho, além da temática central sobre situações emergenciais.
Números
Em 2022, o RN registrou 2594 notificações de agravos relacionados ao trabalho, sendo a maioria deles (1.253) por acidentes com material biológico, os acidentes de trabalho grave com óbito somaram-se (21) e doenças relacionadas ao trabalho por transtorno mental finalizaram em (75) notificações.
Para Karla Falcão, coordenadora da SUVIST, “O Abril Verde é um marco anual em nossa subcoordenadoria, e seus momentos de discussão devem se estender aos ambientes de trabalho como um alerta presente o ano todo nos campos de atividade laboral”
O Movimento Abril Verde luta para marcar o mês de abril com a cor da segurança no trabalho no calendário nacional, dando-lhe mais visibilidade e manifestações de apoio à causa. Em abril, o dia 28 é o dia mundial em memória das vítimas de acidentes de trabalho. E este ano vamos reunir conhecimentos para enfrentamentos de novos desafios que possam surgir de situações emergenciais.