Objetivo é estreitar as relações comerciais com o país asiático e atrair investimentos para o Estado
Em missão oficial na China desde o dia 11, a governadora do Rio Grande do Norte, Fátima Bezerra, segue em agenda com a comitiva potiguar até o próximo dia 19 de abril. A viagem tem como objetivo estreitar as relações comerciais com o país asiático e atrair investimentos para o Estado.
Durante a viagem, a governadora tem uma agenda intensa de compromissos. Ela irá se reunir com autoridades chinesas e empresários para apresentar as potencialidades do Rio Grande do Norte e buscar parcerias que possam impulsionar o desenvolvimento econômico do estado. A partir deste sábado (15), Fátima Bezerra representará o Brasil e o Estado do RN na reunião com investidores e instituições chinesas de promoção ao comércio e desenvolvimento econômico.
No sábado à tarde, a governadora, juntamente com a Associação Sino-Brasileira de Mineração (ASBM), visita a CAGS (China Academy Of Geological Sciences). A reunião discutirá o desenvolvimento de pesquisas geológicas, entre outros projetos, conforme acordo já firmado entre a CAGS e a Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Em seguida, a governadora tratará sobre a assinatura do acordo de cooperação para o Laboratório de Certificação de Gemas do RN vinculado ao IFRN.
A criação de um laboratório de gemas com certificação internacional busca abrir um grande mercado para os produtores de gemas do Brasil no mercado da China, Ásia e todo o mundo. A ideia é que o Governo do Estado do Rio Grande do Norte promova a fundação do Instituto Brasileiro de Gemologia Ensaios e Testes (IBGET), que fará acordo com a Hainan Emerald Holding Group.
No domingo (16), a governadora Fátima Bezerra tem um encontro com representantes da província de Hebei e visita a mais nova e moderna cidade da China, a Xiong An. A agenda inclui visitas a empresas e instituições chinesas que têm interesse em investir no Estado. Na segunda-feira (17), estão previstas visitas às empresas chinesas como a fábrica de Tratores de Sifang, a empresa Zoomlion e à fábrica Debont Corp.