noticias689 Seja bem vindo ao nosso site Eugênio Freitas!

RIO GRANDE DO NORTE

MPF recomenda que Dnocs apresente cronograma de segurança para manutenção da barragem Trairi em Tangará (RN)

Publicada em 09/06/23 às 11:29h

Eugênio Freitas


Compartilhe
Compartilhar a noticia MPF recomenda que Dnocs apresente cronograma de segurança para manutenção da barragem Trairi em Tangará (RN)  Compartilhar a noticia MPF recomenda que Dnocs apresente cronograma de segurança para manutenção da barragem Trairi em Tangará (RN)  Compartilhar a noticia MPF recomenda que Dnocs apresente cronograma de segurança para manutenção da barragem Trairi em Tangará (RN)

Link da Notícia:

MPF recomenda que Dnocs apresente cronograma de segurança para manutenção da barragem Trairi em Tangará (RN)
 (Foto: Arte: Comunicação/MPF com foto de Pixabay.com)
Documento deve ser apresentado em 30 dias contendo Plano de Segurança e de Ação de Emergência e cronograma de inspeções periódicas

O Ministério Público Federal (MPF) enviou recomendação ao diretor-geral do Departamento Nacional de Obras Contra as Secas (Dnocs) para que apresente, em 30 dias, cronograma para construção do Plano de Segurança e de Ação de Emergência para a barragem Trairi, localizada no município de Tangará (RN). O procurador da República Camões Boaventura, que assina o documento, estabeleceu o prazo de dez dias, a contar do recebimento, para que o Departamento envie resposta.

De acordo com a recomendação, o cronograma a ser apresentado pelo Dnocs deve conter, ainda, a realização de inspeções de segurança regular e especial periódicas, com a produção dos respectivos relatórios das ações a serem adotadas pelo Departamento, para acompanhamento e manutenção da segurança da barragem, conforme a Política Nacional de Segurança de Barragens (Lei nº 12.334/2010).

Ação coordenada - O MPF promoveu uma ação coordenada em todo o país para acompanhar e verificar as condições de segurança das barragens cujo empreendedor seja o Dnocs, além de apurar se está sendo aplicada corretamente a legislação pertinente e cumpridas as exigências previstas na PNSB.

Dentre as incluídas no procedimento, está a barragem de terra de Trairi, construída entre 1951 e 1954, com 27 metros de altura e 35.230.000 metros cúbicos de capacidade. Segundo dados do site do Sistema Nacional de Informações sobre Segurança de Barragens (SNISB), a barragem localizada no município de Tangará (RN) é utilizada majoritariamente para abastecimento humano e possui risco médio e dano potencial alto. No site do SNISB é informado, ainda, que não foi realizado o plano de segurança e revisão periódica da barragem potiguar.

Durante a apuração do MPF, o próprio Dnocs informou, por meio de ofício, que a barragem de terra Trairi não possui Plano de Segurança da Barragem e nem, consequentemente, Plano de Ação Emergencial; e que não são realizadas inspeções e revisões periódicas pelo fato de a obra não estar inserida ainda nos trabalhos de fiscalização da Agência Nacional de Águas e Saneamento (ANA). Segundo o Departamento, são realizadas visitas apenas eventuais e sem a produção de relatórios na referida barragem.

O Município de Tangará, onde está localizada a barragem, em resposta a ofício do MPF, informou que foi realizada uma inspeção em 29 de março deste ano, na qual foi concluído que, “apesar da atual situação da barragem não comprometer a sua segurança, há a necessidade de controle, monitoramento e reparações ao longo do tempo”.

Recomendação nº 01/2023

Assessoria de Comunicação Social
Ministério Público Federal no Rio Grande do Norte




ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário
0 / 500 caracteres


Insira os caracteres no campo abaixo:








Nosso Whatsapp

 (84) 9.9904-0161

Visitas: 820318
Usuários Online: 189
Copyright (c) 2024 - Eugênio Freitas - FELIZ 2022!