Em virtude dos eventos de São João, o Corpo de Bombeiros Militar do Rio Grande do Norte divulgou dicas e orientações de segurança à população para evitar queimaduras, incêndios e outros tipos de acidentes com fogos de artifício.
Segundo a instituição, um dos fatores mais importantes no momento da compra dos fogos é a verificação da validade, além de uma leitura minuciosa das informações sobre o procedimento de segurança do produto, contidas na embalagem do item. A umidade e o lacre também devem ser observadas.
De janeiro a maio deste ano, o Hospital Walfredo Gurgel, em Natal, registrou 223 casos de queimaduras térmicas. Um aumento de 38% comparado com o mesmo período de 2022.
Entre as lesões mais comuns diante do uso incorreto estão: queimaduras, dilacerações das mãos, amputações de dedos e lesões no globo ocular.
Segundo o subcomandante-geral e diretor de operações do Corpo de Bombeiros, coronel Franklin, os usuários dos fogos de artifício também devem estar atentos aos locais de soltura. ”A distância para explodir os fogos com segurança é em média de 30 a 50 metros de pessoas, edificações, árvores e carros. É preciso ter um cuidado especial com as crianças”, completou.