Objetivo é mobilizar população, gestores, movimentos sociais e representantes da sociedade civil para votar e apresentar propostas prioritárias para a política de investimentos nos próximos anos
O Governo do Estado, por intermédio da Secretaria de Planejamento, iniciou nesta terça-feira (13) as Plenárias Territoriais no interior potiguar para a elaboração do Plano Plurianual 2024-2027. Até 7 de julho, dez cidades receberão a equipe da gestão estadual. O objetivo é ouvir demandas de representantes da sociedade civil, membros de conselhos estaduais e municipais, movimentos e lideranças sociais, e mobilizar essa representação para votar e apresentar propostas prioritárias que nortearão a política de investimentos do Executivo Estadual nos próximos anos.
A primeira plenária ocorreu no IFRN Campus São Paulo do Potengi. Mais de 200 credenciados ouviram as palavras iniciais do secretário de Planejamento, Álvaro Bezerra. "Estamos no exercício pleno da democracia. É direito do cidadão participar da política pública do nosso Estado. Cada região tem suas necessidades. Por isso, percorreremos os dez territórios da cidadania para ouvir as prioridades da sociedade. Recursos são limitados, e o gestor precisa priorizar. E as escolhas precisam ser alicerçadas pela vontade popular. Esse é o jeito Fátima de governar", frisou o secretário.
O prefeito de São Paulo do Potengi, Pacelli Souto, conclamou os presentes a votarem nas prioridades do município. "Temos uma geografia incrível, no centro da região do Potengi, a poucos quilômetros de BRs importantes. Precisamos fortalecer nossa segurança e melhorar estradas para escoar nossas riquezas. Na área da saúde, nosso hospital regional tem recebido pacientes de cidades vizinhas e precisa ser reforçado. Política de reservatórios para melhorar o consumo e uso da água. Também queremos uma UERN para nossa cidade... Vamos aproveitar essa oportunidade para que nosso município seja priorizado".
O coordenador do Gabinete Civil do Governo, Thales Dantas, explicou como a sociedade pode participar. Basta baixar o aplicativo RN Participativo no Play Store ou Apple Store ou acessar o site www.participativo.rn.gov.br, fazer um cadastro e votar em até 3 diretrizes já sugeridas pelo Governo ou ainda criar até três propostas novas. A proposta final do PPA Participativo será entregue até 31 de agosto para apreciação na Assembleia Legislativa, responsável pela aprovação e redação final do texto. Nessa etapa do Parlamento, os cidadãos e cidadãs também poderão participar dialogando com seus representantes estaduais.
Nesta quarta-feira, a comitiva do Governo visitará o IFRN Campus Canguaretama. E na sexta-feira (16), promoverá a Plenária na região do Mato Grande, em João Câmara. Na próxima semana, será a vez de Caicó (20), Santa Cruz (21) e Lajes (22). Na semana seguinte, em Pau dos Ferros (26), Apodi (27) e Mossoró (28). O início sempre será às 9h e a realização ocorrerá nos IF's de cada cidade, com exceção de Pau dos Ferros, que terá a plenária promovida na UERN, e em Mossoró, no Teatro Municipal. Em Natal, a plenária "Terras Potiguares" terá início às 14h, na UERN da Zona Norte, no dia 7 de julho.
Durante essa primeira plenária, também participaram do evento o diretor do IFRN de São Paulo do Potengi, Renato Dantas; o representante dos municípios da região, o vice-prefeito de Santa Maria, José Adilson; o vereador de São Paulo do Potengi, João Cabral; o vereador de São Tomé, Emerson; o diretor geral da Emater, César Oliveira; a presidente da CUT, Eliane Bandeira; Mara Farias, que compõe a Frente Brasil Popular; representando a Fetraf, Cícera Franco; e a presidente do Grêmio Estudantil do IF, Maria Rita.
Assecom-RN