Missão chinesa visita áreas na Chapada do Apodi onde serão testadas máquinas que facilitam o manejo da terra para produção de alimentos saudáveis
O município de Apodi, a 340 quilômetros de Natal, localizado na área de transição da Zona da Mata com o Semiárido Potiguar, foi escolhido para a implantação do projeto-piloto de um grande processo de mecanização da Agricultura Familiar no Brasil. Na manhã desta sexta-feira (14), uma equipe técnica da missão sino-brasileira foi conhecer as áreas onde serão testadas as máquinas agrícolas fabricadas na China e adaptadas para uso pelos agricultores familiares. O dia de campo é resultado do memorando de entendimento firmado na viagem que a governadora Fátima Bezerra fez à China em abril de 2023.
"Hoje é um dia histórico para a Agricultura Familiar. Os chineses estão aqui dialogando com os técnicos da Emater e da Sedraf e, principalmente, com os camponeses da região. O passo seguinte será a testagem dos equipamentos que será feita aqui, em outubro", disse o secretário de Estado do Desenvolvimento Rural e da Agricultura Familiar, Alexandre Lima. A Câmara Temática da Agricultura Familiar no Consórcio Nordeste é coordenada pela governadora Fátima Bezerra.
Pelo acordo firmado com a China, o Rio Grande do Norte vai receber como doação 31 máquinas, de 22 modelos, produzidas por sete fabricantes. Segundo Alexandre, as máquinas são do tipo motocultivadores, microtratores, roçadeiras, plantadeiras e semeadeiras. Pela facilidade no manuseio, possibilitam a inserção de mulheres e jovens no manejo da terra, contribuindo para fixar toda a família agricultora no campo.
"Esse projeto visibiliza ainda mais ainda mais a Agricultura Familiar de Apodi, principalmente na cadeia produtiva do arroz e do milho. Estabelecer essa parceria significa dar mais dignidade e oportunidade de trabalho aos camponeses. Não dá mais para trabalhar só com enxada no campo. E essa atividade de hoje é um passo importante nesse sentido", destacou o presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Apodi, Aguinaldo Fernandes. "Que essa experiência se multiplique. O Rio Grande do Norte e o Nordeste têm um grande potencial para produção de alimentos saudáveis", acrescentou Erica Rodrigues, do MST.
"É um projeto pioneiro no Brasil e a Prefeitura está como parceira, dando o suporte necessário para fazer este projeto acontecer", comemorou o prefeito de Apodi, Alan Silveira, que participou da atividade de campo.
A Sedraf convidou a Fundação de Amparo e Promoção da Ciência, Tecnologia e Inovação do RN (FAPERN), Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), Universidade Federal Rural do Semiárido (UFERSA) e Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN), instituições de ensino, pesquisa e extensão para somarem no processo de testagem do maquinário.
A delegação da China é composta por Yang Minli, presidente do Instituto Internacional de Equipamentos Agrícolas "Cinturão e Rota Inovação e Agricultura Inteligente” e diretora da Faculdade de Engenharia da Universidade Agrícola da China (CAU); Zhang Zhao, professor da CAU; Dou Dong, professora assistente de pesquisa da CAU; Weiyan Zhu, coordenadora da Associação Internacional para a Cooperação Popular – IAPC – BAOBAB Ásia; Luiz Zarref, coordenador da Baobab América Latina; Cecília Santos: Gerente de Projetos da Baobab América Latina; Chen Yihui, intérprete. E mais: professores Li Ji e Li Zichao (CAU); Paula Veliz (Argentina); Andreia Matheus (Brasil); Lee (China/Brasil) intérprete.