Por Amina Costa / Repórter do JORNAL DE FATO
A mossoroense Meilangy Íris Ferreira, de 21 anos, representará o Rio Grande do Norte no concurso Miss Brasil America’s, que vai ocorrer no mês de novembro em Campo Grande, Mato Grosso do Sul. A jovem será a primeira mossoroense a participar desse concurso de beleza e sonha em trazer o título para a cidade.
Mesmo com a vaga garantida no concurso, a jovem vem solicitando a ajuda da sociedade e do poder público para que possa participar do evento, já que os custos para chegar até o local do evento devem ser custeados por ela. A reportagem do JORNAL DE FATO conversou com Meilangy Íris, que falou sobre a trajetória como miss e os desafios que enfrenta para se manter no mundo dos concursos de beleza.
De acordo com as informações repassadas pela jovem, que também é estudante do curso de biotecnologia na Universidade Federal Rural do Semi-Árido (Ufersa), o concurso de beleza ocorre entre os dias 16 e 18 de novembro, na capital do Mato Grosso do Sul. Ela informa que os custos para poder viajar são em torno de R$ 3 mil.
Esses custos incluem passagens aéreas, hospedagem e estadia durante os dias do evento. “Os meus principais custos além das passagens, hospedagem e alimentação, são os meus figurinos que precisarei produzir para levar e realizar as provas durante o concurso (traje típico, trajes de gala e outros que são solicitados pelo evento)”, informou a jovem.
A trajetória de Meilangy Íris no mundo dos concursos de beleza começou em 2021, quando a jovem participou do primeiro concurso. “Na época, eu representei Mossoró na edição estadual Miss Petite Rio Grande do Norte). Petite é uma categoria para misses com uma altura específica. Eu não imaginava que poderia me tornar miss por não ser muito alta e não conhecia essa categoria, mas fiquei imensamente feliz por ter conquistado a primeira coroa mossoroense do Miss Petite Rio Grande do Norte 2021”.
A estudante informa que o concurso Miss Petite Rio Grande do Norte foi o pontapé inicial para que ela pudesse chegar até o concurso Miss Brasil América’s. “Por meio do concurso estadual, foi aberta a oportunidade para participar do Beleza Fashion Brasil, concurso nacional em que hoje estou inscrita, que tem em uma de suas categorias o Miss América’s. Por este motivo, hoje carrego a faixa como Miss Rio Grande do Norte América’s 2023”, informou.
Miss fala sobre os principais desafios e encoraja outras meninas a seguir os sonhos
A rotina de quem participa de concursos de beleza é bem exaustiva e deve ser de muita dedicação. Apesar de todo o glamour e reconhecimento que os concursos promovem, existem também muitos desafios que são diariamente enfrentados por crianças e jovens que querem se dedicar a esse mundo.
Meilangy Íris falou para a reportagem que um dos maiores desafios que enfrenta é em relação à pressão do julgamento. “Em um concurso de beleza você está sempre à vista dos olhares julgadores (que durante o concurso são decisivos para que você se destaque ou não), mas fora dos concursos ainda permanecem, principalmente nas redes sociais”, comenta.
Mesmo com todos os desafios enfrentados, ela afirma que, quando uma jovem consegue conquistar o título de Miss, ela passa a ser referência para que outras meninas próximas conquistem seus sonhos. “Serei a primeira mossoroense a disputar em minha categoria e quero levar a primeira coroa de Miss Brasil América's para Mossoró e para o Rio Grande do Norte. Uma miss é um símbolo de representatividade, possibilitando que outras meninas sonhem e realizem seus desejos”, enfatiza.
Para que mais jovens consigam realizar seus sonhos, Meilangy Íris aconselha que elas se fortaleçam bastante psicologicamente. “O meu conselho é trabalhar o seu psicológico, primeiramente. Nossa mente é essencial para que tudo aconteça bem, é necessário ir preparada para o "não". Nós, misses, lidamos com o "não" diariamente. Mas, ainda assim, aproveitar todos os momentos. Principalmente de um concurso nacional, em que estão sendo apresentadas várias outras meninas de diversos estados, com várias culturas diferentes”, concluiu.
Jovem Miss solicitou apoio do poder público para custear viagem
Na última semana, a jovem Meilangy Íris Ferreira, de 21 anos, utilizou a Tribuna Popular da Câmara Municipal de Mossoró (CMM), para pedir o apoio dos vereadores e vereadoras para custear sua participação no concurso de beleza, que ocorre em novembro, no Mato Grosso do Sul.
Na ocasião, a jovem relatou que conseguiu efetivar sua inscrição para o Miss Brasil América’s por meio de campanhas feitas no Instagram. Segundo ela, após quitar a inscrição, é necessária uma ajuda financeira para custear os gastos com a viagem. “Minha inscrição teve um custo de cerca de R$ 2 mil. Agora preciso de ajuda para custear outros gastos, como passagens, hospedagens”, disse Meilangy.
A jovem informou à reportagem que por meio do vereador Ozaniel Mesquita conseguiu chegar até a Câmara Municipal. “Obtive apoio da vereadora Marleide Cunha, que me enviou uma ajuda de custo. Sou muito agradecida ao Ozaniel pela atenção comigo, conheci por meio de minha mãe servidora do SAMU, que é colega de trabalho dele”, concluiu Meilangy Íris Ferreira.