Por Jornal de Fato
O título da Copa Sul-Americana sai neste sábado, 28, na final entre Fortaleza e LDU de Quito. A decisão será em campo neutro, com a bola rolando a partir das 17h, no Estádio Domingo Burgueño Miguel, na cidade de Maldonado, no Uruguai.
A LDU tem um título de Sul-Americana na história. Venceu a competição em 2009, contra o Fluminense. Além disso, foi vice para a Universidad de Chile em 2011. Já o Fortaleza busca o primeiro título de Sul-Americana para preencher seu currículo em sua primeira decisão.
Para a grande decisão, o técnico do time cearense, Juan Pablo Vojvoda, deve mandar a campo o que tem de melhor.
Na LDU, o técnico argentino Luis Zubeldía também conta com força máxima para a finalíssima.
A única questão se dá no meio-campo. Titular em 10 dos 12 jogos da LDU na competição, o camisa 10 Alexander Alvarado perdeu a titularidade na semifinal contra o Defensa y Justicia para Sebástian González, que deve começar a final.
No ataque, Paolo Guerrero, velho conhecido dos torcedores brasileiros, é o dono da camisa 9.
CAMPANHA
A LDU iniciou a competição já na fase de grupos e liderou a chave que tinha Botafogo, Magallanes e César Vallejo. Classificou-se em primeiro, com 12 pontos.
Nas oitavas de final, avançou em duelo contra o Ñublense. Nas quartas, a LDU deixou para trás o São Paulo, antes de vencer o Defensa y Justicia.
Por outro lado, o Fortaleza foi ainda melhor. Na fase de grupos, o time de Vojvoda somou 15 pontos e liderou a chave formada por San Lorenzo, Palestino e Estudiantes de Mérida.
Na fase mata-mata, a equipe brasileira eliminou o Libertad nas oitavas de final, o América-MG nas quartas e o Corinthians na semifinal.
FICHA TÉCNICA
Local – Burgueño Miguel, em Maldonado/URU
Hora – 17h
Juiz – Jesus Velenzuela (VEN)
FORTALEZA
João Ricardo; Tinga, Brítez, Titi e Bruno Pacheco; Caio Alexandre, Zé Welison e Pochettino; Guilherme, Marinho e Lucero. Téc.: Juan Pablo Vojvoda
LDU
Domínguez; Quintero, Ricardo Adé, Facundo Rodríguez e Quiñónez; Piovi, Martínez e González; Jhojan Julio, Ibarra e Paolo Guerrero.