Por CNN
Vinicius Júnior foi o vencedor do Prêmio Sócrates no Bola de Ouro 2023, nesta segunda-feira (30). O troféu, que estreou em 2022 com vitória do senegalês Sadio Mané, reconhece iniciativas sociais ligadas ao esporte.
O brasileiro do Real Madrid ganhou por conta de seu trabalho com a Fundação Vinicius Júnior, organização que o jogador abriu no Rio de Janeiro e ajuda crianças que vivem em condições de pobreza através do esporte.
A verdade é que estou muito feliz de ganhar esse prêmio, ajudar tantas pessoas no meu país, o Brasil, do meu bairro, da favela. É um sonho muito especial para mim estar aqui com todos vocês
Vinicius Júnior, vencedor do prêmio Sócrates
O ex-jogador Didier Drogba, um dos apresentadores do Bola de Ouro 2023, ainda citou a luta de Vinicius Júnior contra o racismo, e afirmou que o brasileiro não está sozinho.
É chato sempre ter que falar sobre racismo, mas estou preparado para isso. Sempre poder falar quando for necessário. Vou lutar pelas crianças, e que todos os jogadores possam nos ajudar. É muito triste ter que sempre falar sobre racismo, eu gosto de falar sobre futebol. É muito triste. Eu peço força para vocês para seguirmos na luta. E que as crianças do futuro venham a sofrer menos
Vinicius Junior, no Bola de Ouro 2023
O troféu leva o nome do ídolo do Corinthians, cuja luta contra a ditadura no Brasil foi lembrada no palco da premiação francesa. Na primeira edição, em 2022, o vencedor foi Sadio Mané, jogador do Bayern de Munique.
Em 2019, ele inaugurou uma escola na cidade onde nasceu, em Senegal, e, no ano seguinte, fez uma doação de 40 mil libras ao governo senegalês para atuar no combate ao coronavírus.
O presidente da CBF, Ednaldo Rodrigues, parabenizou Vinicius Júnior pelo prêmio:
Parabéns ao Vinicius Junior por sua luta pela inclusão social ter sido reconhecida pela France Football nesta segunda-feira com a conquista do Prêmio Sócrates. A CBF se orgulha de contar com você como nosso parceiro na luta antirracista e por um mundo melhor também fora do futebol
Ednaldo Rodrigues, presidente da CBF