Resultado representou a primeira vitória da Colômbia na história do confronto pelas Eliminatórias
Campinas, SP, 16 (AFI) – OBrasil foi derrotado pela Colômbia na noite desta quinta-feira (16), no Estádio Metropolitano Roberto Meléndez, em partida válida pela quinta rodada das Eliminatórias Sul-Americanas para a Copa do Mundo de 2026. A seleção brasileira começou melhor e abriu o placar com Gabriel Martinelli aos três minutos, mas foi superada na segunda etapa após dois gols de Luis Díaz, que se recuperou recentemente de susto após o sequestro do seu pai.
Com o resultado, o Brasil chegou aos sete pontos e ficou na quinta colocação, enquanto a Colômbia subiu para nove e foi para o terceiro lugar, pior apenas que Argentina e Uruguai. A noite histórica em Barranquilla representou a primeira vitória colombiana da história do confronto nas Eliminatórias.
Mesmo jogando longe dos seus domínios, o Brasil começou o jogo dando as cartas. Aos três minutos do primeiro tempo, Gabriel Martinelli tabelou com Vinícius Júnior, invadiu a área da Colômbia e colocou a Seleção em vantagem no placar. Atrás do marcador, a Colômbia passou a criar oportunidades e assustar o goleiro Alisson com Carrascal, Uribe e Luis Díaz, principal destaque da partida. Aos 23 minutos, o atacante do Liverpool driblou Emerson Royal e entrou na defesa brasileira, mas Gabriel Magalhães conseguiu afastar o perigo.
Aos 30 minutos, Luis Díaz aproveitou jogada de contra-ataque e apareceu na frente do goleiro Alisson, mas após a finalização, o volante André se jogou na bola para evitar o empate da Colômbia. A resposta do Brasil aconteceu com Rodrygo, que tabelou com Martinelli e chutou forte, mas sem direção. O primeiro tempo também contou com a boa atuação do goleiro Alisson, que fez defesas difíceis e manteve o Brasil em vantagem.
No segundo tempo, mesmo após a lesão de Vinícius Júnior, que foi substituído por João Pedro, o Brasil criou boas oportunidades. Bruno Guimarães e Raphinha chegaram na área adversária com condições de finalizar, mas não aproveitaram as chances, mantendo a Colômbia viva no jogo. Aos 22 minutos, após boa jogada de Rodrygo, Raphinha recebeu na frente do gol, bateu forte de direita e a bola bateu caprichosamente na trave de Vargas.
O jogo começou a mudar após a saída de Rodrygo, com a Colômbia chegando com mais perigo em uma noite infeliz do sistema defensivo brasileiro. Aos 29 minutos, após cruzamento na área, Luiz Días subiu mais que a marcação e deixou tudo igual no Estádio Metropolitano Roberto Meléndez. Quando o Brasil estava se acostumando com a possibilidade do empate, mais um do atacante do Liverpool. Em cruzamento de James, ele completou de dentro da área e fez a festa da Colômbia na partida.
Pressionada pela sequência de resultados ruins, o Brasil volta a campo na próxima terça-feira (12), para enfrentar a Argentina, às 21h30, no Maracanã. Com moral, a Colômbia joga no mesmo dia, às 20h, diante do Paraguai.