Por Marcos Santos - Jornal de Fato
O Campeonato Potiguar da segunda divisão larga neste fim de semana com destaque para a estreia de dois clubes e também o retorno de uma equipe ao mapa do futebol profissional depois de 15 anos.
A estreia fica por conta dos recém-fundados Rio Grande e Quinho FC, clubes SAF do futebol estadual e que prometem brigar pelo acesso, considerando o investimento dispensado à montagem do elenco.
Já o Univap de Apodi volta ao futebol depois de 15 anos. O time vinha trabalhando o retorno há anos, mas lhe faltava uma estrutura capaz de sustentar uma equipe em uma competição profissional. O Estádio Municipal Antônio Lopes Filho recebeu melhorias e parcerias foram feitas junto à classe privada, tornando possível a participação do Univap na competição.
Os desportistas apodienses, quando convocados para participarem de “mutirão” em prol ao soerguimento do estádio, também tiveram participação importante nesse processo.
O Univap vai estrear neste sábado, 21, diante do Alecrim, às 15h, no estádio Barrettão, em Ceará-Mirim.
Já a estreia de Quinho FC e Rio Grande será no domingo, 22, contra Parnamirim e Laguna, respectivamente, em duelo começando às 15h.
A “Segundona do RN”, com seis participantes, será disputada no sistema de pontos corridos, em jogos de ida e volta. Quem somar o maior número de pontos será declarado campeão, garantindo o acesso além de uma premiação de R$ 50 mil ofertada pela Federação estadual de futebol.
Somente uma vaga é destinada, essa para o campeão, mas há um apelo dos clubes para aumentar para mais uma a partir do próximo ano. Por sua vez, a Federação, por meio de seu presidente José Vanildo, promete analisar a pauta.