Campinas, SP, 02 (AFI) – Nos jogos de ida das semifinais da Copa do Brasil, os mandantes se deram bem. Diante de seus torcedores, Atlético-MG e Flamengo abriram vantagem por uma vaga na final, ao derrotarem Vasco e Corinthians, respectivamente, nesta quarta-feira.
Na Arena MRV, o Galo “bicou” de virada o Cruzmaltino por 2 a 1, enquanto o Mengão superou o Timão, por 1 a 0. A dupla agora joga pelo empate, enquanto Vasco e Corinthians precisam vencer por dois ou mais gols de diferença para irem a final. Empate no agregado leva a decisão para os pênaltis.
A polêmica é em relação ao jogo de volta, antes programado para 16 ou 17 de outubro. Entretanto, a CBF confirmou a data para 19 de outubro, sábado, às 18h30, em São Januário, no Rio. A decisão foi tomada por conta de vários jogadores estarem com as seleções nacionais na Data Fifa de 15 de outubro, que beneficiou Atlético-MG e Flamengo.
Seus adversários, Vasco e Corinthians, respectivamente, entraram no Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) contra a decisão. Para marcar as datas, a CBF ainda adiantou os jogos da 30ª rodada do Brasileirão para os dias 16 e 17.
Em um futebol cada vez mais estudado e igual, apostar em uma estratégia diferente vira uma interessante saída. O Atlético-MG abriu vantagem na semifinal da Copa do Brasil diante do Vasco, com virada por 2 a 1, em cinco minutos, na Arena MRV, em Belo Horizonte, graças ao plano perfeito de Gabriel Milito. O treinador ousou com Guilherme Arana mais avançado e viu o lateral-esquerdo ser decisivo, com um gol e uma assistência para Paulinho desencantar e fazer valer a lei do ex.
No jogo de xadrez que se tornou a partida de ida da semifinal, o Atlético-MG saiu em desvantagem também surpreendido pela tática ousada do rival. Mas com movimentos precisos e Arana aparecendo no ataque com velocidade, a virada e a vantagem foi confirmada ainda na etapa inicial.
Na estreia do técnico Filipe Luis, o ex-jogador fez aquilo que se espera de um técnico com um elenco do Flamengo. Colocou os melhores e não deu outra. Com um futebol que não se via há tempo na Gávea, o Mengão pressionou, brigou e saiu vitorioso do Maracanã sobre o Corinthians por 1 a 0. Alex Sandro, foi o autor do gol da vantagem.
Com Gabigol de volta ao time titular – após ser barrado por Tite – o Flamengo aplicou um futebol dinâmico, rápido e lembrou os mais empolgados ao Flamengo de 2019, de Jorge Jesus. Pelo volume criado, a vantagem de um gol ficou pouco para o time carioca.