Marcos Santos – Jornal de Fato
A reunião entre assessores da Federação Norte-rio-grandense de Futebol (FNF) e representantes dos clubes, realizada na tarde desta terça-feira, em Natal, definiu que o campeonato potiguar a partir de 2025 terá dois rebaixamentos e também serviu para renovar o mandato de José Vanildo à frente da entidade.
Há em aberto o sistema de disputa, o qual será definido na próxima reunião do Arbitral de Clubes, em data a ser decidida.
A partir do próximo ano, dois dos oito participantes irão ser rebaixados. Por consequência, dois virão da segunda divisão para ocupar as vagas. Ultimamente, um caía e um subia.
Quanto ao sistema de disputa, dois modelos estão sob análise. Um modelo apresenta grupo único, com jogos de ida, todos contra todos, com semifinal e final. O outro sugere a disputa em dois grupos, um grupo contra o outro em jogos de ida e volta, com semifinal e final, assim como aconteceu na última edição.
De acordo com a FNF, os detalhes sobre disputa “continuarão em discussão até o próximo Conselho Técnico, em data a ser marcada pelo Departamento Técnico da FNF”.
A sugestão de início do campeonato caseiro é na primeira quinzena de janeiro. Os clubes deverão indicar um estádio principal e um outro alternativo para as disputas.
MANDATO RENOVADO
José Vanildo vai seguir no cargo até 2030. Ele vem comandando o futebol potiguar desde 2027.
“Nós tivemos a felicidade de ter o referendo de todos os clubes em favor da minha recondução, da minha diretoria e dos meus vices a mais um mandato na federação. Isso me deixa feliz, agradecido e muito mais comprometido com esse novo momento que vou viver na CBF, com o novo momento que eu espero ter para apoiar com mais efetividade os nossos clubes”, disse ele.
O presidente da FNF também confirmou que aceitou o convite para assumir a Diretoria da CBF na Região Nordeste.