A partida começou acirrada. Para o jogo, União veio com três modificações, escalando Duda, Gabi e a goleira Sabrina como titulares. Já o Potyguar, apostou na experiência de Lu Meireles e Tamara. No primeiro tempo, as equipes buscaram se estudar. A equipe de Extremoz buscou os jogos pelas pontas, usando a velocidade de Emily Sorriso. Enquanto o time do Seridó tentava jogar pelo meio acionando Rayza.
Já no segundo tempo, o União conseguiu impor pressão. Com Duda e Sorriso atacando pelas pontas, a distribuição de bola pelo meio ficou com Beiral. Ao receber o lançamento dentro da área, Duda avançou para disputar a bola. Na proteção, a camisa 15 do Potyguar tentou fazer o corte da jogada, mas acabou acertando a atacante do União dentro da área. O árbitro José Magno assinalou pênalti.
E aos seis minutos da segunda etapa, Emily Sorriso cobrou a penalidade e abriu o placar para o União. Logo depois, aos 16 minutos, foi a vez de Beiral ampliar o placar com uma cobrança de falta rasteira, que passou ao lado da barreira. O jogo terminou em 2 a 0 para o time de Extremoz, que conquistou o tetracampeonato seguido no estadual.
Nesta temporada, o União teve seis vitórias e um empate, justamente contra o Potyguar Seridoense na primeira fase. No total, foram 37 gols marcados e 1 gol sofrido.
Jogadoras valorizam dedicação do grupo
Destaque do União na decisão e eleita a “Craque do Campeonato” pela Federação Norte-Rio-Grandense de Futebol (FNF), a atacante Emily Sorriso enalteceu a preparação na semana e a entrega da equipe na decisão contra o Potyguar. Com o gol marcado na final, a camisa 7 terminou a competição como artilheira do time com nove gols. “É muito gratificante estar fazendo parte dessa história e desse momento. A gente trabalhou bastante, sabemos o que a gente passou. Isso é fruto de todo o nosso trabalho. Estou feliz em fazer parte desse grupo, que tá unido e fechado independentemente de qualquer coisa, a gente é uma pela outra e fomos até o final. O União é isso, é nunca desistir”, disse a atacante.
Fundamental na reta final da competição com participações em gols e uma das veteranas do elenco do União, a atacante Beiral pontuou a experiência como peça determinante na decisão, principalmente como contribuição para as jogadoras mais novas do clube. “A experiência traz muita diferença porque as meninas mais novas ficam muito nervosas, ainda mais em uma final. Ai como a gente é mais experiente, a gente acalma o time, pede a elas para ter mais calma”, explica Beiral.
Aos 34 anos e com uma carreira marcada por consistência e experiência, a jogadora destacou a importância de equilibrar juventude e maturidade no grupo. Beiral ressaltou o valor de trabalhar ao lado das atletas mais jovens, ao mesmo tempo em que reforçou seu papel como uma referência dentro da equipe. “Então acho que é importante sempre ter uma pessoa mais experiente assim e creio eu que sou um pouco mais que elas, eu já vou para 34 anos e venho em uma sequência muito boa. Mas é muito importante trabalhar com elas, as meninas novas que tem um futuro brilhante ainda e estou muito contente e torcendo por elas ainda”, completou a jogadora.
Campeã estadual pela segunda vez na carreira, a meia-atacante Duda descreve a conquista como algo mais especial, visto que disputou mais partidas em comparação a 2020, quando conquistou o Estadual com a camisa do América. Foram sete jogos disputados e três gols marcados na competição pelo União. Questionada sobre uma continuidade na equipe para a disputa do Brasileiro, Duda deixou o futuro em aberto e que irá analisar quais serão os próximos passos.
“É a concretização de um trabalho. Essas meninas merecem muito, a comissão, todo mundo. Estou muito feliz mesmo, eu venho batalhando por isso, treinando todo dia pensando nessa final e consegui jogar bem uma final. Porque é um jogo que todo mundo está querendo ganhar. Foi muito bom e muito importante para mim esse título”, falou Duda.
FNF avalia campeonato positivamente e espera crescimento da modalidade
Na avaliação do diretor executivo da FNF, Erick Dias, o Campeonato Potiguar Feminino 2024 trouxe disputas de alto nível com bons jogos sendo jogados no Estádio Juvenal Lamartine, que é cotado como um dos possíveis centros de treinamento das seleções, caso Natal seja confirmada como sede da Copa do Mundo Feminina em 2027.
Dias destacou a expectativa para 2025, quando o União disputará novamente a Série A3 do Brasileiro em busca do acesso à Série A2, superando a campanha deste ano, em que a equipe chegou ao jogo decisivo, mas caiu para o Vitória/BA. “A gente espera que esse ano, diante desse campeonato que nós tivemos de alto nível, que agora o futebol do Rio Grande do Norte vá mais longe no feminino”, disse o diretor.
Em meio ao crescimento acelerado do futebol feminino no Brasil, o secretário ressaltou o compromisso do RN em acompanhar essa evolução. Durante o evento, Dias destacou a relevância do cenário nacional e o potencial de Natal como cidade-sede de grandes competições, apontando essas iniciativas como fundamentais para fortalecer a modalidade no estado.
“O futebol feminino é a categoria que mais cresce no país, e aqui no Rio Grande do Norte não pode ser diferente”, afirmou o diretor. Ele também enfatizou a influência positiva do movimento nacional pela valorização do futebol feminino, impulsionado pela realização da Copa do Mundo Feminina no Brasil, e também, a possibilidade de Natal ser uma das cidades-sede.
Ao falar sobre o impacto do mundial, Dias demonstrou otimismo com o crescimento da modalidade, especialmente no Rio Grande do Norte. Ele enfatizou o papel da Federação e do presidente Zé Vanildo no fortalecimento do futebol feminino, destacando a busca por um legado duradouro para o esporte na região.
“Esperamos que com esse advento da Copa do Mundo Feminino no Brasil, e se Deus quiser, vindo aqui para Natal como sede, a gente vai ter aí nos próximos anos ainda uma evolução maior do nosso futebol feminino, é o que a gente espera e é o legado que a gente busca, a FNF, o presidente Zé Vanildo, ele apoia demais o futebol feminino e ele busca deixar aí (esse legado) nos próximos anos”, concluiu Erick Dias.