As etapas qualificatórias à competição regional serão em jogo único, com participações de Vitória, CSA, Confiança, Santa Cruz, Botafogo-PB, Ferroviário, América-RN, Altos, Moto Club, Caucaia, Jacuipense, Retrô, ASA, Cordino, Potiguar e Sousa. Estes 16 clubes são os nove melhores posicionados no ranking da CBF, sendo um de cada Federação e excluindo os classificados aos grupos, e mais sete de vagas destinadas às federações mais bem ranqueadas no RNF e respeitando a posição de cada um em seus Estaduais.
Os confrontos serão em cruzamento olímpico, fazendo o melhor posicionado enfrentar o pior, segundo contra o 15º e assim segue. Com cotas ampliadas e baseado no ranqueamento, os duelos seriam estes:
Já estão assegurados na fase de grupos 12 equipes, que aguardam as quatro a se classificarem. Garantidos via título do Estadual e três melhores ranqueados de Bahia, Ceará e Pernambuco, Fortaleza, CRB, Sampaio Corrêa, Náutico, ABC, Campinense, Sergipe, Atlético-BA, Fluminense-PI, Ceará, Bahia e Sport apenas esperam a formatação das chaves, que terão partidas em turno; avançam novamente os quatro melhores.
Nas quartas de final, líder e vice de cada grupo da Copa do Nordeste jogam como mandante, enquanto nas semifinais e final os mandos ficam às melhores campanhas no geral; somente a decisão será ida e volta. A Diretoria de Competições enviará os documentos técnicos e tabela detalhada do regional dentro dos prazos previstos no Estatuto do Torcedor, que tem como data final o dia 5 de novembro.
A Copa do Nordeste é disputada, oficialmente, desde 1994, mas com hiatos ao longo do tempo. O primeiro campeão foi o Sport, que possui três títulos no total, além de quatro equipes diferentes conquistando o torneio nas últimas cinco edições: Sampaio Corrêa, Ceará, Bahia e Fortaleza, este por duas vezes.