O Palmeiras é o novo dono do Brasil. Com uma campanha praticamente impecável, o alviverde se sagrou campeão do Brasileirão Assaí 2022 nesta quarta-feira (2) com a derrota do Internacional por 1 a 0 para o América Mineiro, no Estádio Independência, em Belo Horizonte (MG)
Foi o 11º título brasileiro do Palmeiras em toda a história. Após amargar um jejum de 22 anos sem levantar o principal campeonato do futebol brasileiro, o alviverde voltou a conquistar a taça em 2016 e não mais deixou de brigar pelas primeiras posições. Sempre em alta, a equipe foi campeã em 2018 e agora repete o feito em 2022.
Com três rodadas de antecedência, o título do Palmeiras coroa o trabalho longevo de Abel Ferreira. O português perseguiu o torneio em seus primeiros dois anos de clube e agora, na terceira disputa, tem o prazer de ser campeão brasileiro.
Apresentado como novo técnico do clube em outubro de 2020, Abel Ferreira foi o sétimo colocado, com 58 pontos, em seu primeiro trabalho. Já no segundo ano, o desempenho foi melhor e o time terminou o torneio na terceira colocação, com 66 pontos.
Agora, a campanha foi superior em todos os aspectos. Com mais quatro jogos a serem disputadas, o Palmeiras já tem 74 pontos em 34 partidas. São 21 vitórias, 11 empates e apenas 2 derrotas.
Se vencer os últimos quatro confrontos que ainda tem pela frente, o Palmeiras vai atingir a marca de 86 pontos e faria a segunda melhor campanha da história do Campeonato Brasileiros nos pontos corridos, atrás apenas do Flamengo, de 2019, que fez 90 pontos.