Apesar do resultado, a torcida do Ituano reconheceu o bom desempenho do time paulista, que saiu sob aplausos
Itu, SP, 06 (AFI) – Depois de dois anos, o Vasco está de volta à elite do futebol brasileiro. Na noite deste domingo, o time carioca visitou o Ituano e venceu por 1 a 0, com gol de Nenê. A partida, realizada no Estádio Novelli Júnior, em Itu (SP), foi válida pela 38ª e última rodada da Série B do Campeonato Brasileiro. Apesar do resultado, a torcida do Ituano reconheceu o bom desempenho do time paulista, que saiu sob aplausos.
A partida teve clima de final, pois quem vencesse estaria garantido na Série A, enquanto o empate favorecia o time carioca. O Vasco terminou a campanha com 62 pontos, em quarto lugar e sobe junto com Cruzeiro, Grêmio e Bahia. O Ituano, apesar de não subir de divisão, encerrou o campeonato com méritos, afinal teve a melhor campanha no segundo turno. Ficou em sexto lugar com 57 pontos.
Algo interessante é que Nenê é cotado para deixar o Vasco e ir para o Grêmio. Apesar disso, o experiente meia cumpriu a promessa do final do ano passado. Isso porque quando retornou ao Vasco, afirmou que ficaria no clube até o retorno à elite.
O resultado também foi importante para evitar qualquer polêmica extracampo. Isso porque o julgamento sobre a confusão de Sport x Vasco foi adiado. Agora, independente da decisão do Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD), o Vasco está garantido na Série A de 2023.
O JOGO
O Vasco conseguiu aliviar a pressão logo no começo do jogo com seu jogador mais experiente. Jorginho acertou ao colocar Nenê como titular, pois foi ele quem marcou o primeiro gol logo aos cinco minutos. O árbitro marcou pênalti após o zagueiro Lucas Dias salvar o gol em cima da linha, mas com mão. O jogador do Ituano foi expulso e Nenê, com muita tranquilidade, deslocou o goleiro para fazer 1 a 0.
Apesar da vantagem numérica, o Vasco sofreu pressão do Ituano. Aylon quase marcou de cabeça, exigindo grande defesa de Thiago Rodrigues. Depois, Léo Ceará desviou cruzamento de cabeça, levando muito perigo. O Vasco até respondeu com gol de Raniel, mas o atacante estava impedido.
SEGUNDO TEMPO
Na volta para o segundo tempo, o Vasco quase fez 2 a 0. Gabriel Pec arrancou em velocidade, tabelou com Luiz Henrique e saiu na cara do gol. O goleiro Jefferson Paulino, porém, fez grande defesa. O Ituano também teve chance com Gabriel Barros, que saiu na cara do goleiro, mas finalizou mal e perdeu o gol.
Aos 11 minutos, a partida voltou a ficar equilibrada numericamente, pois Andrey Santos, a grande promessa e esperança do Vasco, foi expulso após deixar o pé na canela de Aylon. O jogo seguiu muito equilibrado. Vinícius Jaú chutou colocado da entrada da área, colocado, mas para fora.
O Ituano assustou com Mário Sérgio, que antecipou a marcação e completou cruzamento de cabeça, mas também para fora. O Ituano não desistiu e criou várias oportunidades de empatar o jogo. Nos acréscimos, Gabriel Barros chutou cruzado, mas Thiago Rodrigues defendeu e garantiu a vitória por 1 a 0 e o retorno do Vasco à elite.
FICHA TÉCNICA
Fase:
Única
Rodada:
38ª
Data:
06/11/2022
Hora:
6:30 pm
Arbitro:
Wilton Pereira Sampaio (GO)
Assistentes:
Bruno Boschila (PR) e Kléber Lúcio Gil (SC)
Estádio:
Novelli Júnior
Público:
14.322 presentes pagantes
Endereço:
Itu (SP)
Renda:
R$ 816.560,00
Cartões Amarelos:
Vasco: Raniel, Gabriel Pec e Alex Teixeira
Cartões Vermelhos:
Ituano: Lucas Dias
Vasco: Andrey Santos
GOLS:
Vasco: Nenê 5′ 1T
ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.