O presidente da Fifa, Gianni Infantino, fez um apelo aos líderes mundiais e pediu um “cessar-fogo temporário” entre Ucrânia e Rússia durante a Copa do Mundo do Catar, que começará no domingo, 20.
A declaração foi feita nesta terça-feira, 15, na 17ª cúpula do G20, em Bali, na Indonésia, e ocorre dias depois da entidade máxima do futebol pedir que temas políticos sejam evitados no Mundial deste ano.
“Talvez, a atual Copa do Mundo, que começa em cinco dias, possa realmente ser esse gatilho positivo. Então, meu apelo, a todos vocês, é que pensem em um cessar-fogo temporário, por um mês, durante a Copa do Mundo, ou pelo menos na implantação de corredores humanitários, ou qualquer coisa que possa levar à retomada do diálogo como um primeiro passo para a paz. Vocês são os líderes mundiais; você tem a capacidade de influenciar o curso da história”, disse Infantino.
Por causa da invasão da Ucrânia, em fevereiro deste ano, a Rússia foi excluída das Eliminatórias para a Copa do Mundo. Os ucranianos, por outro lado, chegaram à última fase da repescagem, mas perdeu para País de Gales, do craque Gareth Bale, que está no grupo B do Mundial, ao lado dos Estados Unidos, da Inglaterra e do Irã. O Mundial começará no domingo, 20, com a partida entre Catar, anfitrião, e Equador, no Estádio Al Bayt, às 13h.
Com informações de Jovem Pan
BG