O gol saiu no final, em um dos raros lances de perigo dentro da área. Naquela altura, os adversários já estavam exaustos, sem forças para acompanhar as jogadas mais de perto. Foi aí que apareceu o uruguaio. Ele recebeu passe de Ferreira, de costas e na pequena área, fez o giro rápido driblando o zagueiro e batendo por cima do goleiro Marcelo Pitol. É o quinto gol de Suárez em três jogos, chamado de El Pistolero.
Com seis pontos em dois jogos, o Grêmio aparece na liderança, pois na estreia ganhou fora de casa, do Caxias, por 2 a 1. Com três pontos conquistados na vitória sobre o Aimoré, por 1 a 0, o Brasil ocupa a terceira posição, com os mesmos três pontos do vice-líder São José, e um na frente do Internacional, com dois pontos, em quarto lugar.
No primeiro tempo, o Grêmio até tentou usar a troca de passes para superar a retranca do adversário, mas acabou sendo barrado pelo jogo extremamente faltoso dos jogadores do time pelotense. O técnico Rogério Zimmermann não se importou em nada em postar seu time na defesa, abdicando inclusive de atacar.
O jogo truncado e repleto de faltas também deixou os jogadores irritados. No intervalo, Suárez discutiu com o experiente goleiro Marcelo Pitol e a confusão foi geral em campo. Os dois receberam o cartão amarelo. A discussão ainda se estendeu até o túnel.