FONTE: FUTEBOL INTERIOR
O Manchester City busca o inédito título da principal competição da Europa e, de quebra, tenta igualar um recorde que apenas o rival Manchester United conseguiu entre os ingleses: a tríplice coroa do futebol inglês. Nesta temporada, o time do técnico Pep Guardiola já venceu a Premier League e a FA Cup, contra o próprio United, no último sábado (3).
Antes da final da Champions, os ingleses se classificaram em primeiro no Grupo G e eliminaram Red Bull Leipzig, Bayern de Munique e Real Madrid antes de chegar à decisão.
Já a Inter de Milão busca sua quarta conquista de Liga dos Campeões e empatar com o Ajax, da Holanda, como os últimos times quatro vezes campeões da competição. Os italianos terminaram o Campeonato Italiano na terceira colocação e foram campeões da Copa da Itália no último dia 24 de maio, ao vencer a Fiorentina por 2 a 1.
Na Champioms, a equipe italiana encerrou a fase de grupos na segunda posição do Grupo C, com 10 pontos, deixando para trás o Barcelona. Foram registradas três vitórias, um empate e duas derrotas, ficando a oito pontos de distância do líder Bayern de Munique. Nas oitavas de final, eliminou o Porto por 1 a 0, o Benfica por 5 a 3 nas quartas de final, e o rival Milan por 3 a 0 na semifinal.
A última vez que a Inter chegou à final foi justamente em seu último título, na temporada 2009/2010, quando superou o Bayern de Munique por 2 a 0. Também venceu a competição em 1963/64 e 1964/65.
Para o confronto, o técnico Pep Guardiola contará com o artilheiro Erling Haaland, autor de 12 gols na Champions League e Jack Grealish, que criou 35 chances de gol para o City na competição.
Sem jogadores lesionados, Guardiola levou para a Turquia força máxima, dentre eles, o goleiro brasileiro Ederson. Nomes como os de De Bruyne, Bernardo Silva, Phil Foden e Erling Haaland também aparecem na lista dos relacionados.
“Eu vi muitos jogos da Inter para saber o que precisamos fazer. No fim das contas, é uma partida de futebol. O time que for melhor nos 90 minutos vai ganhar. Se olhar a história, a Inter é maior que nós. Mas isso não é importante. O que importa é amanhã ter a melhor performance possível. É isso que fará a diferença”, disse Guardiola.
A Inter de Milão, do técnico Simone Inzaghi, conta com nomes conhecidos dos brasileiro, a exemplo de Romelu Lukaku, um dos carrascos do Brasil na Copa do Mundo de 2018, e Lautaro Martínez, jogador que é constantemente convocado pela seleção argentina.
“Fazia tempo que clubes da Itália não iam às finais, desta vez foram três, um sinal positivo do nosso futebol. Acabaram não conquistando o título, mas estavam lá. Vamos fazer por merecer essa conquista. Tenho a sorte de contar com muitos jogadores que sabem como disputar esse tipo de partida”, afirmou Inzaghi.
A final da Liga dos Campeões 2022/23 conta com uma curiosidade interessante. Pela primeira vez no século, a decisão da competição mais importante entre clubes da Europa terá a presença de apenas um brasileiro entre os relacionados das duas equipes. Titular do Manchester City e jogador de Copa do Mundo, o goleiro Ederson será o único atleta brasileiro no duelo do time inglês contra a Inter de Milão.
A última vez na qual não houve brasileiros em campo ou no banco de reservas da decisão da Liga dos Campeões foi na temporada 1998/99. Na época, Manchester United e Bayern de Munique se enfrentaram numa final que ficou marcada pela virada dos ingleses nos acréscimos.