Uma mulher foi presa em flagrante na terça-feira (25) em um shopping na cidade de Parnamirim, na Grande Natal, suspeita dos crimes de stalking (perseguição, em português) e extorsão contra um empresário. O nome da suspeita não foi revelado.
De acordo com a Polícia Civil, a mulher tentou extorquir R$ 110 mil da vítima no dia em que foi detida. Ela havia marcado um encontro com o empresário em um restaurante para cometer a ação criminosa.
A Polícia Civil informou que mulher perseguiu o empresário por vários meses, chegando a ir até a residência da vítima, que morava em Recife (PE).
O ato de perseguir obsessivamente uma pessoa é tipificado pelo artigo 147-A do Código Penal e está associado ao crime de ameaça desde 2021. O texto da lei diz:
“Perseguição (stalking), art. 147-A: Perseguir alguém, reiteradamente e por qualquer meio, ameaçando-lhe a integridade física ou psicológica, restringindo-lhe a capacidade de locomoção ou, de qualquer forma, invadindo ou perturbando sua esfera de liberdade ou privacidade”.
De acordo com a polícia, a stalker utilizava de ameaças para tentar extorquir o empresário: ela exigia pagamentos via Pix e enviava prints com o endereço das filhas e documentos do pai da vítima.
A investigação e prisão foi realizada por policiais civis da 18ª Delegacia de Polícia de Parnamirim (18ª DP). Após a prisão em flagrante, a mulher foi encaminhada ao sistema prisional no Rio Grande do Norte.
G1RN