Os consumidores de energia elétrica terão bandeira tarifária verde em novembro, conforme a definição da Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL), nesta sexta-feira (27). A decisão levou em conta as condições favoráveis de geração hidrelétrica, que possibilitou a sinalização verde desde abril de 2022.
“Nós sabemos que o Brasil possui grandes quantidades de energia limpa e renovável, com uma capacidade instalada que supre, com folga, as demandas atuais de energia elétrica. A bandeira verde é uma boa notícia e nós vamos continuar trabalhando em políticas públicas para fazer justiça com os consumidores”, avaliou o ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira.
DEFATO.COM
Segundo a ANEEL, a bandeira verde deve se manter também no mês de dezembro, caso as projeções de acionamento se mantenham nos mesmos parâmetros. A definição deve ser anunciada até o fim de novembro.
A bandeira verde é válida para todos os consumidores do Sistema Interligado Nacional (SIN), malha de linhas de transmissão de energia elétrica que conecta as usinas aos consumidores.