A presença no litoral brasileiro do Peixe-Leão no motivou a Confederação Brasileira da Pesca e Aquicultura (CBPA) promover uma campanha nacional de alerta em todo o país. A campanha será exibida na televisão, em rádios e em meios eletrônicos sobre o aparecimento dos animais que habitam no oceano.
A campanha também tem foco nas pessoas que trabalham ou frequentam as praias e conta com um programa emergencial para captura, controle e monitoramento do Peixe-Leão nas praias do Brasil.
O peixe-leão (Pterois volitans) é uma espécie invasora originária do oceano Indo-Pacífico que preocupa cientistas por sua rápida reprodução, além de competir com espécies nativas por alimento e habitat, além de não ter predadores naturais o que representa ameaça ao ecossistema marinho. “É a notícia mais preocupante do ano, por isso, precisamos conscientizar os trabalhadores e órgãos competentes de todo o país”, destaca Abraão Lincon, presidente da CBPA.
De acordo com pesquisadores, os peixes tem sido encontrados nos estados brasileiros: Amapá, Pará, Maranhão, Piauí, Ceará, Paraíba, Rio Grande do Norte e Pernambuco.
PORTAL DA TROPICAL