noticias705 Seja bem vindo ao nosso site Eugênio Freitas!

PAÍS BRASIL

Deputada estadual de Minas é a nova ministra dos Direitos Humanos

Publicada em 10/09/24 às 08:03h

Eugênio Freitas


Compartilhe
Compartilhar a noticia Deputada estadual de Minas é a nova ministra dos Direitos Humanos  Compartilhar a noticia Deputada estadual de Minas é a nova ministra dos Direitos Humanos  Compartilhar a noticia Deputada estadual de Minas é a nova ministra dos Direitos Humanos

Link da Notícia:

Deputada estadual de Minas é a nova ministra dos Direitos Humanos
Macaé Evaristo é deputada estadual de Minas pelo PT  (Foto: Crédito da foto: Reprodução)

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva escolheu a deputada estadual de Minas pelo PT Macaé Evaristo para assumir o Ministérios dos Direitos Humanos no lugar de Silvio Almeida, demitido na última sexta-feira após ser alvo de denúncias de assédio sexual.

Lula se reuniu com Macaé na tarde desta segunda-feira, no Palácio da Alvorada. Após a conversa, o presidente relatou a aliados que o martelo estava batido. A posse deve acontecer ainda esta semana. A presidente do PT, Gleisi Hoffmann, também participou da reunião.

A nova ministra se comprometeu com o presidente a não concorrer a um novo mandato de deputada estadual em 2026 e a ficar no cargo até o fim do mandato do presidente.

Em um primeiro momento, a exigência de Lula criou um impasse para a escolha de Macaé, já que Macaé planejava disputar um novo mandato de deputada estadual daqui a dois anos. Porém, na noite de domingo, a parlamentar petista reviu a sua posição e disse a aliados que aceitaria abrir mão de tentar renovar seu mandato para poder ser ministra.

Logo após a saída de Silvio Almeida, Lula disse a ministros do seu governo ter a intenção de escolher uma mulher negra para o Ministério dos Direitos Humanos, requisito que Macaé preenche. Uma pessoa com esse perfil para o ministério seria uma forma de responder à crise provocada pelo episódio da demissão do ex-ministro, alvo de denúncias de assédio sexual, o que ele nega.

Macaé Evaristo é professora, foi secretária municipal de Educação em Belo Horizonte entre 2005 e 2012 nas gestões de Fernando Pimentel (PT) e Márcio Lacerda (PSB). Entre 2013 e 2014, ocupou a Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão do Ministério da Educação, período em que a pasta esteve sob o comando de Aloizio Mercadante e José Henrique Paim. Em seguida, quando Pimentel governou Minas entre 2015 e 2018, Macaé assumiu a Secretaria de Educação. Em 2020, foi eleita vereadora em Belo Horizonte e em 2022 deputada estadual. Durante a transição dos governos Jair Bolsonaro e Lula, fez parte parte do grupo de trabalho da educação.

Com a escolha, o PT ampliaria o seu espaço no governo. O partido ficará com 13 das 39 pastas sob o seu comando. Silvia Almeida não tinha filiação partidária.


DEFATO.COM




ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário
0 / 500 caracteres


Insira os caracteres no campo abaixo:








Nosso Whatsapp

 (84) 9.9904-0161

Visitas: 816691
Usuários Online: 163
Copyright (c) 2024 - Eugênio Freitas - FELIZ 2022!