noticias984 Seja bem vindo ao nosso site Eugênio Freitas!

PAÍS BRASIL

Mais de 17 milhões já tiraram nova Carteira de Identidade Nacional

Publicada em 17/12/24 às 08:00h

Eugênio Freitas


Compartilhe
Compartilhar a noticia Mais de 17 milhões já tiraram nova Carteira de Identidade Nacional  Compartilhar a noticia Mais de 17 milhões já tiraram nova Carteira de Identidade Nacional  Compartilhar a noticia Mais de 17 milhões já tiraram nova Carteira de Identidade Nacional

Link da Notícia:

Mais de 17 milhões já tiraram nova Carteira de Identidade Nacional
CIN é emitida em todos os estados brasileiros  (Foto: Crédito da foto: Ministério da Justiça)

Da Agência Brasil


Mais de 17 milhões de brasileiros já possuem a nova Carteira de Identidade Nacional (CIN). O balanço foi divulgado nesta segunda-feira (16) pelo Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos.https://agenciabrasil.ebc.com.br/ebc.png?id=1623824&o=nodehttps://agenciabrasil.ebc.com.br/ebc.gif?id=1623824&o=node

“A nova Carteira de Identidade Nacional reduz as fraudes, melhora os cadastros administrativos e qualifica o acesso a serviços públicos digitais, pois possibilita um acesso mais seguro (conta Ouro) aos mais de 4,5 mil serviços digitais disponíveis no Gov.br”, destacou a pasta.

Em nota, o ministério reforçou que todos os brasileiros têm até 2032 para fazer a troca do documento pela nova identidade, sendo que a primeira via gratuita. Atualmente, a CIN é emitida em todos os estados brasileiros. Mais informações podem ser acessadas no gov.br/identidade.

Infraestrutura pública digital

No comunicado, a pasta informou que planeja construir uma Infraestrutura Pública Digital (IPD) de identificação civil no intuito de automatizar os serviços públicos. “Essa IPD utilizará a base de dados da CIN e a identificação em meios digitais do Gov.br”.

“Uma IPD é um conjunto de sistemas digitais compartilhados que devem ser seguros e interoperáveis. Esses sistemas podem ser construídos a partir de especificações e padrões abertos, para ofertar acesso equitativo a serviços públicos e privados em escala social”, completou o ministério.

A proposta é que o Gov.br passe a informar, por exemplo, sobre o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) ou sobre como tirar a carteira de motorista se quem estiver acessando for uma pessoa com 18 anos. Caso seja um idoso, a plataforma poderá informar sobre aposentadoria ou sobre a concessão de benefícios.




ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário
0 / 500 caracteres


Insira os caracteres no campo abaixo:








Nosso Whatsapp

 (84) 9.9904-0161

Visitas: 876601
Usuários Online: 104
Copyright (c) 2024 - Eugênio Freitas - FELIZ 2022!