O motorista do carro desgovernado que atingiu motociclistas e um outro veículo na manhã do sábado passado (19) no cruzamento das avenidas Senador Salgado Filho e Antônio Basílio, na Zona Sul de Natal, já havia sido flagrado outras duas vezes dirigindo sob efeito de álcool, segundo o Comando de Policiamento Rodoviário Estadual (CPRE).
De acordo com o CPRE, os casos aconteceram em 2019 e 2022. O condutor de 29 anos de idade foi preso nas seguintes situações:
Na esfera administrativa, além da multa, a lei prevê a suspensão do direito de dirigir ao condutor flagrado na Lei Seca.
No sábado passado, após causar o acidente que causou ferimentos em um motociclista e fez uma outra pessoa ser atendida, o condutor foi novamente preso pela Polícia Militar.
Segundo a Polícia Civil, ele estava com sinais de embriaguez novamente, mas recusou fazer o teste do bafômetro. Além disso, resistiu à prisão e ameaçou os policiais.
No domingo (20), a Justiça do Rio Grande do Norte manteve a prisão do condutor após ele passar por audiência de custódia.
De acordo com o Tribunal de Justiça do Rio Grande do Norte, a juíza responsável pela audiência tomou a decisão por entender que não cabia mais a aplicação de medidas cautelares.
Ainda segundo o Tribunal, a magistrada levou em consideração o fato de que o motorista estava com sinais de embriaguez, resistiu à prisão e era reincidente no mesmo crime, ou seja, já tinha sido autuado por dirigir sob efeito de álcool.
Pelo menos parte do acidente foi registrado por câmeras de segurança da região. Veja no início desta reportagem. O motorista seguia pela Avenida Senador Salgado Filho no sentido Zona Sul, quando colidiu com o primeiro motociclista próximo ao semáforo.
Em seguida, o condutor derrubou uma placa de um posto de combustíveis, entrou na Avenida Antônio Basílio, onde atingiu outros pelo menos mais duas motos e um carro, e atravessou o canteiro central, parando apenas na calçada de um supermercado, após capotar.
Segundo o delegado de plantão, não houve aplicação de fiança neste caso, já que o motorista foi autuado por embriaguez ao volante, resistência à prisão e ameaça aos policiais. Ele também pode responder por lesão corporal.
Segundo a coordenação do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) de Natal, uma mulher precisou ser levada ao Hospital Monsenhor Walfredo Gurgel porque desmaiou. Ela teve lesões leves e passou por uma avaliação da equipe de neurologistas da unidade, mas tem o estado de saúde estável.
Já um outro motociclista, atingido ainda na Avenida Senador Salgado Filho – e trecho onde a câmera de monitoramento não registrou – também foi ao hospital Walfredo Gurgel e, segundo a família, teve fissura na costela e no ombro, além de escoriações. Eles informaram que vão registrar boletim de ocorrência.
G1RN
Carro capotado na calçada de supermercado em Natal — Foto: Pedro Trindade/Inter TV Cabugi