FONTE: BLOG MARCOS O Movimento Democrático Brasileiro (MDB) de Jardim do Seridó protocolou uma Ação de Investigação Judicial Eleitoral (AIJE) na 23ª Zona Eleitoral, denunciando suposta fraude à cota de gênero pelo partido Republicanos nas eleições municipais de 2024. A investigação aponta que a candidatura de Maria da Guia Dantas de Oliveira, conhecida como “Daguia Arara”, seria fictícia, apenas para cumprir a exigência de 30% de candidaturas femininas. Entre os indícios apresentados estão votação inexpressiva, ausência de atos efetivos de campanha e prestação de contas padronizada.
A ação solicita a cassação de todos os candidatos vinculados à chapa, além da declaração de inelegibilidade dos responsáveis. Caso seja aceita pela Justiça Eleitoral a ação cassaria os mandatos de três vereadores eleitos: Emerson da Saúde, Jarbas de Dito e Juliana Sabino. O processo ainda inseriu como réus outros 6 candidatos a vereador que não conseguiram se eleger.
Fontes da coligação denunciada sustentam ao Blog do Marcos Dantas que, embora tenha tido poucos votos, a candidata Daguia Arara participou de todos os atos da campanha, onde fez discursos em comícios, participou de entrevistas e programas de rádio, distribuiu material de campanha, prestou contas eleitorais e pediu votos aos eleitores. Há quatro anos, denúncia semelhante foi feita em outra cidade e o denunciante perdeu a representação e agora responde a um processo por denunciação caluniosa.