POLÊMICA: Festa de aniversário com teste de Covid-19 para os convidados gera revolta nas redes sociais

POLÊMICA: Festa de aniversário com teste de Covid-19 para os convidados gera revolta nas redes sociais
Foto: reprodução/Instagram

A festa de aniversário de uma mulher em Brasília vem gerando revolta nas redes sociais neste sábado, 20. Vídeo publicado por uma das convidadas mostra enfermeiros realizando testes de coronavírus em quem chega ao local.

“Aniversário da Fabi e olha o que temos, só entra com o teste negativo de Covid”, diz a convidada Lorena nos stories do Instagram. “Vamos curtir com segurança. Só entra Covid free”, continua ela.

A aniversariante em questão é Fabianne Raissa Fonseca, conhecida como “Fabi Raissa”. Ela desativou suas redes sociais após a repercussão negativa. Já Lorena restringiu os comentários no Instagram e apagou os vídeos.

Lorena disse que não imaginava que seu vídeo teria tamanha repercussão. “A postagem do vídeo realmente foi infeliz, acabou sendo interpretado como um deboche com tudo o que vem acontecendo no mundo, mesmo não tendo sido a intenção. Não somos blogueiras, nem famosas, não influenciamos ninguém, postei para os meus amigos na minha conta de Instagram pessoal. Jamais imaginei que tomaria essa proporção”, afirmou.

Ela ainda afirmou que o evento foi para poucos convidados. “Todos nós lamentamos, sim, tudo o que vem acontecendo no mundo. O que posso te dizer é que não foi uma festa e sim um jantar entre amigas, pouquíssimos convidados, contados nos dedos das mãos. Fizemos sim o teste rápido antes de entrar, além de higienizar as mãos e as solas dos sapatos, chegamos de máscara, mas tiramos para comer”, completou. Fabianne preferiu não se manifestar.

A atriz Bruna Marquezine está entre as pessoas que criticaram a atitude. “E o teste de bom senso? E o de falta de vergonha na cara? O de ignorância? O de irresponsabilidade? O de falta de senso coletivo? Faz onde? 1 MILHÃO DE CASOS NO PAÍS, cacete”.

Testes

Nos testes rápidos, a análise de anticorpos é feita com o sangue de uma “furadinha” na ponta do dedo. Os resultados podem ser lidos em média em 15 minutos.

A médica Natália Piccolo explica que existem vários kits de teste rápido liberados hoje no Brasil, cada um com valores de especificidade e sensibilidade, o que confere maior segurança no resultado. “Como não temos como saber qual o kit a pessoa usou na festa, não poderemos falar especificamente se os convidados dela, de fato, estavam livres de Covid”, explica. “Alguns testes são muito confiáveis. Outros, nem tanto”, avalia.

No site da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) é possível encontrar quais os kits autorizados hoje no país e valor de acurácia de cada um.

Globo.com